Desembargador fala da importância da cultura da mediação de conflitos, no lançamento do CM SindusCon-SP

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

A palestra do desembargador José Roberto Neves Amorim, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), durante o lançamento do Centro de Mediação do SindusCon-SP, nesta terça-feira (24), vai tratar da importância da mediação para a solução de conflitos.
De acordo com o desembargador, a iniciativa do sindicato é uma tendência que ganha força no Brasil, facilitando o crescimento da cultura de pacificação para reduzir os processos judiciais. Neves Amorim destaca o exemplo da Argentina, onde a mediação é obrigatória e o processo judicial não tem início antes que seja feita uma tentativa de acordo.
“A mediação é benéfica para todos. É boa para as empresas, que conseguem reduzir o número de litígios, é boa para o cidadão, que pode resolver muito mais rápido uma pendência que viraria um longo processo judicial e é boa para a Justiça, que não consegue julgar todas as ações na velocidade que elas necessitam”, explica Amorim.

Desembargador José Roberto Neves Amorim, do TJSP

Ainda segundo o desembargador, em 2012, a área cível tinha seis mil processos. Hoje já são 70 mil e os números de questões solucionadas pela mediação só crescem ano a ano. “É uma mudança de hábito. As pessoas e organizações vão se acostumar a essa cultura pré-processual e isso vai desafogar a Justiça”, destaca Amorim.
Como funciona a mediação
Após a decisão celebrada no centro de mediação é feito um termo de acordo, que é submetido à homologação do juiz coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) e passa a ser um título executivo judicial. É como se fosse uma sentença após um longo processo.
A mediação já vigora com muito sucesso na Inglaterra e nos Estados Unidos, há mais de 30 anos. Austrália e Canadá também têm experiências positivas com essa outra possibilidade de solução de conflitos.
Centro de Mediação SindusCon-SP (CMS-SP)
Data:
24 de maio, das 9h às 12h30
Local: Sede SindusCon-SP (r. Dona Veridiana, 55)
Para inscrições, clique aqui.