Debate: Doria promete PPPs habitacionais e concessões no governo estadual

Debate: Doria promete PPPs habitacionais e concessões no governo estadual

João DóriaO pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria, comprometeu-se a realizar Parcerias Público-Privadas (PPPs) habitacionais e concessões, caso seja eleito. As ações se iniciariam pelas cidades-sede das regiões administrativas do Estado, estendendo-se posteriormente a municípios médios.
Esta foi uma das promessas feitas em palestra do movimento Reformar para Mudar, em 2 de agosto, no Secovi-SP. Participaram da mesa do evento os presidentes Flávio Amary (Secovi-SP), Rodrigo Luna (Fiabci), Luiz Kamilos (Sinicesp) e Luiz Antonio França (Abrainc). O SindusCon-SP esteve representado pelo gerente de Produção e Mercado, Elcio Sígolo.
Elogiando a atuação da construção civil na formatação do Aprova Rápido – o programa eletrônico de licenciamento imobiliário da Prefeitura de São Paulo –, Doria afirmou que buscará desburocratizar e informatizar o licenciamento no nível estadual. Solicitou ainda sugestões em relação à atuação da agência Casa Paulista.
O candidato se comprometeu a caminhar para instituir a autodeclaração nos licenciamentos ambientais da Cetesb, que impliquem descontaminação de terrenos. “Como no mundo civilizado, o parceiro declara que se responsabilizará e nós o fiscalizaremos. Também destinaremos terrenos aos municípios com a condição de que os descontaminem”, completou.
O ex-prefeito disse pretender utilizar as experiências de desburocratização, simplificação, diligência e velocidade aplicadas em sua gestão na Prefeitura, para aperfeiçoar a máquina estadual. “Vamos imprimir outro ritmo na Cetesb, ela vai ter que produzir; vamos assinar convênios com municípios pela via eletrônica e não com solenidades no Palácio; prestigiar, mas também cobrar, os prefeitos, independentemente de partidos ou porte dos municípios.”
41999390550_b9afa1e093_kDoria afirmou que tenciona: asfaltar as estradas vicinais utilizando a renovação das concessões; prosseguir a expansão do saneamento básico pela Sabesp, elevando suas captações de recursos financeiros privados; recuperar os rios Tietê e Pinheiros mediante concessões à iniciativa privada; e orientar os municípios sobre como ampliarem a rede de coleta de lixo sem terem despesas para tanto.
Indagado sobre como responderá a ataques de adversários na campanha eleitoral por ter renunciado à Prefeitura de São Paulo para se candidatar, Doria afirmou que argumentará na linha da continuidade do mesmo trabalho no Palácio dos Bandeirantes: “Segurança, educação, habitação, saúde e meio ambiente na cidade de São Paulo não se fazem sem a atuação do governo do Estado”.
Afirmou que criará uma Secretaria do Interior para gerir o relacionamento com os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, do Interior e do Litoral. Disse que só admitirá projetos que visem o desenvolvimento (“nada de recursos para portais e fontes luminosas”). Reafirmou apoio à candidatura do peessedebista Geraldo Alckmin à Presidência da República e voltou a atacar o governador Marcio França (PSB).
O evento foi coordenado pelo presidente do Secovi-SP, Flávio Amary, e também contou com as presenças, entre outros, dos presidentes Eduardo Lafraia (Instituto de Engenharia), Carlos Eduardo Jorge (Apeop), Vicente Abate (Abifer), Livio Giosa (ADVB), Carlos Biagione (Sinaenco) Afonso Mamede (Sobratema) do diretor Carlos Laurito (Abrainfra); do delegado do Sinicesp à Fiesp, Newton Cavalieri; e dos vice-presidentes Ricardo Yazbek e Basilio Jafet (Secovi-SP).
Também participaram o prefeito Bruno Covas; os secretários municipais Fernando Chucre (Habitação), Daniel Annenberg (Inovação e Tecnologia), Eduardo de Castro (Verde e Meio Ambiente) e Milton Flávio (Relações Sociais); a deputada federal e pré-candidata a senadora Mara Gabrili e a deputada estadual, Maria Lucia Amary.
*Crédito das fotos: José Carlos Tafner Jorge/Secovi-SP