Empresas de fundações e geotecnia visitam o SindusCon-SP

Empresas de fundações e geotecnia visitam o SindusCon-SP

IMG_4957Com o objetivo de combater a concorrência desleal entre as empresas do seu setor, a Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (Abef) pretende desenvolver um selo que ateste a capacitação técnica de suas empresas associadas.
Foi o que anunciaram no SindusCon-SP, em 8 de novembro, o diretor presidente da Abef, Gilberto Vicente Manzalli, e o diretor presidente do Sinabef (sindicato estadual da categoria), Walter Roberto Iorio, acompanhados do diretor executivo e jurídico da Abef, Marco Aurélio Alves Costa.
Receberam os visitantes os vice-presidentes Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, Jorge Batlouni e Odair Senra; o diretor Yorki Estefan e o coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), Renato Genioli, acompanhados da gerente de Estratégia e Produtividade do sindicato, Roseane Petronilo.
A Abef já oferece às associadas um atestado de regularidade jurídica, renovado mensalmente, e agora está implementando o selo de qualidade por tipo de fundação. Para tanto, está montando uma comissão, composta por técnicos da própria entidade, da Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica (Abeg) e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).
IMG_4961Para fazer jus ao selo, a empresa precisará comprovar que segue as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dispor de um manual e ter um acervo técnico.
Os vice-presidentes do SindusCon-SP colocaram a entidade à disposição para a divulgação das empresas que receberem o selo. E sugeriram que a Abef também monte um banco de dados com informações sobre o número e o tipo de equipamentos disponíveis no mercado, para que as construtoras possam se planejar, especialmente quando a demanda por obras aumentar.