Estudo revela queda de 14,5% nos lançamentos de imóveis novos

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Estudo revela queda de 14,5% nos lançamentos de imóveis novos

Os indicadores Abrainc-Fipe apontam redução de 14,5% nos lançamentos de imóveis no trimestre setembro, outubro e novembro de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 16.825 unidades. No trimestre foram vendidas 25.051 unidades, uma queda de 16%, na mesma base de comparação.
“Os níveis de confiança do comprador e do empresário são determinantes nas decisões de lançamentos das empresas. Com sua baixa, há uma retenção nos lançamentos e um impacto negativo na geração de empregos”, disse o vice-presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Renato Ventura.
No período de um ano, entre setembro-novembro de 2014 e 2015, as vendas superaram os lançamentos em 48,9%. “Com isso, a oferta é reduzida e prepara o setor para um novo ciclo, quando as incertezas diminuírem”, alega Ventura.
Em sua oferta final, o mercado disponibilizou 103.259 unidades no trimestre setembro-novembro. Já a razão Vendas sobre Oferta (VSO) atingiu a marca de 20,3% no período. Com isso, estima-se que oferta atual de imóveis se esgotará em 14,3 meses, mantendo a mesma velocidade do trimestre. (Com informações da Abrainc)