Grupo de Estudos debate produtividade e segurança em canteiro de obras

Ester Mendonça

Por Ester Mendonça

Grupo de Estudos debate produtividade e segurança em canteiro de obras

O papel da segurança do trabalho na qualidade e na produtividade no canteiro de obras e a importância da documentação correta para evitar multas com o uso de equipamentos são os dois temas que estarão em discussão no próximo dia 25 de agosto. Os assuntos serão apresentados em palestras e debatidos durante a Reunião do Grupo de Estudos de Segurança do Trabalho, na Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto.
O encontro destina-se a profissionais da área e também aos empresários, gerentes, mestres de obras e outros profissionais do setor da construção civil. Para Douglas Willian Hakini Soares, técnico em Segurança do Trabalho do SindusCon-SP e também organizador do Grupo de Estudos, este encontro abre os trabalhos do grupo no segundo semestre com um tema forte. “Nesta reunião será discutida a necessidade de aprimorar conhecimentos qualidade e produtividade no canteiro de obras, e a documentações técnicas de maquinas e equipamentos no canteiro de obras com o objetivo de atender a legislação do ministério do trabalho do CREA visando a prevenção de acidentes que possam ocorrer em um canteiro de obras”, afirma Soares.
Os temas são muito próximos da realidade dos empresários do setor. Boa parte das construtoras acaba multada por não terem, no canteiro de obras, a documentação dos equipamentos. “É muito comum multas por falta de manual de uso ou de manual de normas de seguranças de betoneiras, serras manuais, furadeiras manuais, policortes e outros. Muitas vezes são equipamentos novos, a indústria não manda o manual, a construtora não percebe e acaba sendo multada”, revela o engenheiro Tonie Moreno Uliana.
Tonie, que é graduado em engenharia mecânica e de segurança do trabalho, professor na Unilago e também dono de uma empresa com atuação na área, será o segundo palestrante da tarde abordando o tema “Segurança em equipamentos e e documentações técnicas no canteiro de obras”.
Já a primeira palestra terá como tema “O papel da segurança do trabalho na qualidade e produtividade no canteiro de obras”. A palestrante é a analista de qualidade Ellen Evellin Fagundes Silva. Ela, que é engenheira civil e de alimentos, também atua nas áreas de certificações de qualidade e gestão de saúde e segurança do trabalho.
A Reunião do Grupo de Estudos sobre segurança do trabalho será dia 25 de agosto, a partir das 14h, na Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto. O endereço é Rua Joaquim Manoel Pires, 510 – São Manoel.
Mais informações pelo telefone (17) 3226-5626 ou e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo