Hoje, 28 de abril, é Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 28 de abril, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho é uma oportunidade para que o assunto prevenção seja abordado com mais profundidade por empresas e trabalhadores.
O SindusCon-SP, por meio da vice-presidência de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social, realiza uma série de ações e programas junto às empresas e trabalhadores para promoção da saúde e segurança do trabalho.
“É importante que o dia 28 seja lembrado todos os meses.Em 2003 quando a OIT instituiu essa data realizamos uma força-tarefa para oferecer alternativas para a melhoria da saúde do trabalhador”, afirma o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa.
Entre as atividades e programas, estão o ConstruSer, a Megasipat, o Programa de Saúde e Segurança (PSS), o Programa de Elevação da Escolaridade e o curso “Segurança nas atividades com trabalhos em altura – NR35”. “No PSS, os técnicos de segurança vão a todos os canteiros de obras, fazem um check-list, orientam e mostram o que precisa ser atendido das normas de segurança”, explica o vice-presidente do SindusCon-SP.
Além deles, é possível destacar o Termo de Compromisso de inclusão da pessoa com deficiência (PCD). “Fazemos um trabalho intenso da inserção do deficiente físico nos canteiros de obras. PCD é bem vindo dentro do canteiro de obras com segurança.”
Ainda de acordo com Ishikawa, é preciso denunciar as más condições de trabalho no canteiro de obras. “O SindusCon-SP prega isso em todas as intervenções com as empresas de construção civil. E nunca é demais dizer, segurança e saúde do trabalho dependem também de salário em dia e qualidade de vida”, finaliza.
Lembrança
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho foi criado para lembrar a morte de 78 trabalhadores em 1969 após a explosão em uma mina de carvão nos Estados Unidos. No Brasil, a Lei 11.121/2005 marca a mesma data para o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho.
Veja abaixo os números completos das ações do SindusCon-SP:
ConstruSer
ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família
Criado pelo SindusCon-SP, o ConstruSer tem como objetivo promover a formação do trabalhador e de seus familiares, por meio de atividades educacionais, oferecer oportunidades de discussões temáticas sobre valores individuais, éticos, morais e sociais, refletindo sobre o papel da família enquanto formadora do indivíduo e do cidadão. Além disso, se propõe a incluir socialmente o trabalhador e seus familiares, estimular a interação entre os trabalhadores e levar para a família do trabalhador informações sobre saúde, meio ambiente e geração de renda.
Edições: de 2008 a 2017
Localidades: Realizado na capital e nas nove regionais do SindusCon–SP
Realização: SindusCon–SP, Fiesp, Sesi, Senai, Seconci–SP e entidades parceiras
Acumulado de 2008 a 2017
Atendimento: 3.210.046
Público: 311.291 – voluntários, trabalhadores da construção civil e seus familiares
Resultado 2017
Atendimento: 218.134
Público: 22.407 – voluntários trabalhadores da construção civil e seus familiares
MegaSipat
Megasipat: Mega Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho
A Megasipat, ação de caráter coletivo e de promoção da melhoria na qualidade de vida do trabalhador, auxilia as empresas do setor da construção civil de todo o estado de São Paulo a complementar a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). As ações da Megasipat buscam desenvolver uma cultura prevencionista despertando o interesse dos trabalhadores em evitar acidentes do trabalho e cuidar da saúde.
Edições: de 2000 a 2016 (2017 a realizar)
Localidades: Realizada na capital, nas nove regionais do SindusCon–SP e na cidade de Franca.
Realização: SindusCon–SP, Fiesp, Sesi, Senai, Seconci–SP e entidades parceiras.
Acumulado de 2000 a 2016
Público: 27.734 trabalhadores da construção civil.
Empresa: 3.566 empresas da construção civil.
Resultado 2016 até o momento
Público: 1641 trabalhadores da construção civil
Empresas: 135 empresas da construção civil.
Programa SindusCon-SP de Segurança
Programa SindusCon–SP de Segurança (PSS):
O SindusCon-SP, ao longo dos anos, vem desenvolvendo uma multiplicidade de ações relacionadas à segurança do trabalho, objetivando a melhoria da qualidade de vida nos canteiros de obra, buscando a integração, conscientização e homogeneização de informações para o setor da construção civil.
Parceria
Em 2005, baseado nessas ações e resultados, o SindusCon-SP e o Senai-SP firmaram um convênio para implantar o Programa SindusCon-SP de Segurança, disponibilizando para esse trabalho 11 Técnicos de Segurança, sendo dois na sede e nove distribuídos nas Regionais do SindusCon-SP pelo estado;
Localidades: Estado de São Paulo.
Realização: SindusCon–SP e Senai–SP.
Objetivos:
– Desenvolver ações de orientação e acompanhamento sobre os procedimentos a serem adotados na implementação da NR-18 junto às empresas associadas ao SindusCon-SP.
– Contribuir com as empresas, visando à melhoria, proteção e saúde do trabalhador, bem como as condições do meio ambiente de trabalho, nos canteiros de obra.
– Mostrar a importância da segurança e saúde do trabalho para o aumento da qualidade e produtividade, tendo como suporte legal as atividades previstas nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho vigente no Brasil.
Acumulado de 2005 a 2016
Total de trabalhadores atendidos na visita: 803.501
Empresas: 1.561 de construção civil
Total de canteiros visitados: 14.288
Programa de Elevação de Escolaridade
Programa Elevação da Escolaridade
Parceria com o Sesi, desde 2010, para implantação do Programa de Elevação da Escolaridade que tem como objetivo elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores da construção civil, referente aos primeiros anos do ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).
O público-alvo é formado por trabalhadores dos canteiros de obras indicados pelas empresas associadas ao SindusCon-SP. Participam maiores de 18 anos, não alfabetizados ou que não tenham concluído o ensino Fundamental I. Todas as aulas são nos canteiros de obras ao longo de um período mínimo de três meses.