INCC-M registra variação de 0,40% em agosto

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

INCC-M registra variação de 0,40% em agosto

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou, em agosto, taxa de variação de 0,40%, acima do resultado do mês anterior, de 0,22%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,20%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,03%. O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 0,56%. No mês anterior, a taxa de variação foi de 0,37%. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
Materiais, Equipamentos e Serviços
No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de 0,22%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,03%. Os quatro subgrupos componentes apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para acabamento, cuja taxa passou de 0,16% para 0,37%.
A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de 0,06%, em julho, para 0,10%, em agosto. Neste grupo, vale destacar a aceleração de aluguel de máquinas e equipamentos, cuja taxa passou de -0,09% para 0,14%.
Mão de obra
O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 0,56% em agosto, ante 0,37% no mês anterior. Esta variação ocorreu devido aos reajustes salariais de Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Capitais
Cinco capitais apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Em contrapartida, Salvador e Brasília registraram desaceleração.
Para acesso aos dados completos, clique aqui.