Indústria de materiais de construção registrou alta no faturamento de maio

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Indústria de materiais de construção registrou alta no faturamento de maio

A indústria de materiais de construção registrou crescimento no faturamento deflacionado de 3,5% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), ainda não refletem os impactos da greve dos caminhoneiros no faturamento do setor. Já no acumulado do ano, o crescimento é de 3,1%.
Os produtos de dois segmentos, base e acabamento, apresentaram ganho no faturamento em maio na comparação anual: 5,9% e 0,1%, respectivamente (esses números segmentados também não refletem os impactos da greve dos caminhoneiros que ocorreu no fim de maio).
O crescimento que se sucede desde o começo do ano ganhou ainda mais fôlego, uma vez que a associação revisou os resultados de abril, de 4,5% para 8,6% em relação a abril de 2017. Essa revisão, somada com o resultado positivo de maio, fez com que a previsão para fechamento do ano subisse. Entretanto, como o impacto da greve dos caminhoneiros só terá impacto no resultado de junho, a associação mantém a previsão de fechamento do ano com crescimento de 1,5% em relação a 2017.