Opinião: Mais sustentabilidade

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Mais sustentabilidade

Tema relevante da construção sustentável são as soluções aplicáveis à eficiência energética nas edificações, em especial o uso de esquadrias eficientes. Para abordá-lo, o SindusCon-SP, por meio dos Comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e Meio Ambiente (Comasp), e a Cooperação Alemã, através da Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), realizarão um workshop em 22 de novembro, no sindicato.
A professora Vanessa Gomes (Unicamp) palestrará sobre Projetos Arquitetônicos e Soluções Passivas. Envoltória, ventilação natural e desempenho energético de edificações serão abordados pela professora Letícia Neves (Unicamp). A eficiência energética com foco em esquadrias será analisada pela doutora Ana Paula Melo (CBEEE).
A professora Fabiola Beltrame (Mackenzie) falará do desempenho das esquadrias segundo a Norma Técnica 10821-4. A docente Luciana Fernandes (Imed) apresentará um case de retrofit de edifícios visando o uso de ventilação natural no Brasil. E a coordenadora técnica do Comasp, Lilian Sarrouf, moderará os debates. O evento será aberto pelo vice-presidente do SindusCon-SP Francisco Antunes de Vasconcellos Neto e pelo assessor técnico da GIZ Martin Studte. Inscrições: www.sindusconsp.com.br .
Código de Obras exemplar
O Código de Obras e Edificações (COE) da capital paulista vem sendo um exemplo para o país, em termos de distribuição madura de responsabilidades entre o poder público e a iniciativa privada, clareza de regramentos e redução da burocracia na aprovação de projetos de empreendimentos imobiliários.
Detalhar as novidades do COE, orientar a correta instrução dos pedidos de licenciamento e abordar a aplicação de instrumentos inovadores da legislação urbanística são os objetivos do 10º Seminário Legalização de Empreendimentos no Município de São Paulo. O evento será realizado pelo SindusCon-SP com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), em 23 de novembro, no sindicato.
A secretária da SMUL, Heloísa Proença, apresentará a estrutura do órgão e as ações em andamento. O secretário executivo dos Órgãos Colegiados, Pedro Fonseca, detalhará o COE. E a coordenadora de Edificação de Uso Residencial, Renata Moyses, explicará os incentivos e dará exemplos dos instrumentos urbanísticos: fachada ativa, fruição pública, quotas de solidariedade e ambiental. Inscrições: www.sindusconsp.com.br .
Atendendo à Norma de Desempenho
Para apresentar soluções de atendimento às exigências da Norma de Desempenho de Edificações, o SindusCon-SP e a Saint-Gobain realizarão o workshop Innovation Day da Construção, em 24 de novembro, no sindicato.
Serão apresentadas soluções térmicas para coberturas e fachadas; soluções acústicas para pisos, vedações internas e instalações hidrossanitárias; e utilização de vidros para proporcionar mais luz natural com preservação do conforto térmico e acústico. Inscrições: www.sindusconsp.com.br.
*Conteúdo publicado originalmente na edição de 12 de novembro na Folha de São Paulo