Segurança e Saúde do Trabalho

Lançada Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção

Serão realizados cinco seminário regionais até março de 2018, sendo Ribeirão Preto a representante do Sudeste

Por Enzo Bertolini 10/10/2017 11:09:10

Foi lançado hoje, 10 de outubro, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção durante o III Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Indústria da Construção. Encabeçada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sesi-DN, os Seconcis e o Ministério do Trabalho (MTE), a campanha percorrerá o Brasil em cinco seminários regionais até março de 2018.

Campanha SST CBIC“Essa é uma ação estratégica para nosso setor, que tem produzido avanços no campo da saúde e segurança do trabalhador da construção”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “Inédita, essa ação disseminará as boas práticas na área de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvidas por esses parceiros e pelas entidades associadas à CBIC”, diz Fernando Guedes, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da entidade, destacando ser esta a primeira vez que a CBIC une esforços com o órgão fiscalizador em torno da prevenção.

Segundo Guedes, a redução no número de acidentes decorre de um investimento crescente em ações de fomento à saúde e segurança do trabalhador, tema estratégico para a indústria da construção. “Novas tecnologias, treinamento permanente e o fornecimento de equipamentos adequados de proteção contribuem para a redução do número de acidentes. Também é cada dia maior a consciência dos empresários de que o bem estar dos trabalhadores é fundamental para que o ambiente de trabalho seja equilibrado, saudável e produtivo”, diz o presidente da CPRT. Com essa campanha, a CBIC quer manter o incentivo e fomentar o enraizamento de uma cultura de prevenção nas empresas da indústria da construção.

Os seminários organizados pela CBIC servirão para estreitar o diálogo da indústria da construção com o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), para discutir os problemas encontrados pela fiscalização, suas soluções potenciais; as especificidades e ações do setor nesse campo.

O seminário regional do Sudeste será realizado em Ribeirão Preto em parceria com o SindusCon-SP e o Seconci-SP. “É fundamental esse debate, tendo em vista que mais de 50% do custo das obras de uma empresas é com o seu trabalhador”, diz Guedes, reforçando a importância da participação das superintendências de fiscalização do Ministério do Trabalho nos eventos regionais. A programação contemplará palestras e debates para a troca de experiências e boas práticas em segurança e saúde do trabalho (SST); assim como a disseminação de ações, projetos e produtos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho.

Conheça os programas do SindusCon-SP
O SindusCon-SP, por meio da vice-presidência de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social, realiza uma série de ações e programas junto às empresas e trabalhadores para promoção da saúde e segurança do trabalho.

Entre as atividades e programas, estão o ConstruSer, a Megasipat, o Programa de Saúde e Segurança (PSS), o Programa de Elevação da Escolaridade e o curso “Segurança nas atividades com trabalhos em altura – NR35”. “No PSS, os técnicos de segurança vão a todos os canteiros de obras, fazem um check-list, orientam e mostram o que precisa ser atendido das normas de segurança”, explica o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa.

Além deles, é possível destacar o Termo de Compromisso de inclusão da pessoa com deficiência (PCD). “Fazemos um trabalho intenso da inserção do deficiente físico nos canteiros de obras. PCD é bem vindo dentro do canteiro de obras com segurança.”

Ainda de acordo com Ishikawa, é preciso denunciar as más condições de trabalho no canteiro de obras. “O SindusCon-SP prega isso em todas as intervenções com as empresas de construção civil. E nunca é demais dizer, segurança e saúde do trabalho dependem também de salário em dia e qualidade de vida”, finaliza.

Veja abaixo os números completos das ações do SindusCon-SP:

ConstruSer
ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família
Criado pelo SindusCon-SP, o ConstruSer tem como objetivo promover a formação do trabalhador e de seus familiares, por meio de atividades educacionais, oferecer oportunidades de discussões temáticas sobre valores individuais, éticos, morais e sociais, refletindo sobre o papel da família enquanto formadora do indivíduo e do cidadão. Além disso, se propõe a incluir socialmente o trabalhador e seus familiares, estimular a interação entre os trabalhadores e levar para a família do trabalhador informações sobre saúde, meio ambiente e geração de renda.

Edições: de 2008 a 2017
Localidades: Realizado na capital e nas nove regionais do SindusCon–SP
Realização: SindusCon–SP, Fiesp, Sesi, Senai, Seconci–SP e entidades parceiras

Acumulado de 2008 a 2017
Atendimento: 3.210.046
Público: 311.291 – voluntários, trabalhadores da construção civil e seus familiares

Resultado 2017
Atendimento: 218.134
Público: 22.407 – voluntários trabalhadores da construção civil e seus familiares

MEGASIPAT - PROPOSTA NOVO LOGO
Megasipat: Mega Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho
A Megasipat, ação de caráter coletivo e de promoção da melhoria na qualidade de vida do trabalhador, auxilia as empresas do setor da construção civil de todo o estado de São Paulo a complementar a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). As ações da Megasipat buscam desenvolver uma cultura prevencionista despertando o interesse dos trabalhadores em evitar acidentes do trabalho e cuidar da saúde.

Edições: de 2000 a 2016 (2017 a realizar)
Localidades: Realizada na capital, nas nove regionais do SindusCon–SP e na cidade de Franca.
Realização: SindusCon–SP, Fiesp, Sesi, Senai, Seconci–SP e entidades parceiras.

Acumulado de 2000 a 2016
Público: 27.734 trabalhadores da construção civil.
Empresa: 3.566 empresas da construção civil.

Resultado 2016 até o momento
Público: 1641 trabalhadores da construção civil
Empresas: 135 empresas da construção civil.

Programa SindusCon-SP de Segurança
Programa SindusCon–SP de Segurança (PSS):

O SindusCon-SP, ao longo dos anos, vem desenvolvendo uma multiplicidade de ações relacionadas à segurança do trabalho, objetivando a melhoria da qualidade de vida nos canteiros de obra, buscando a integração, conscientização e homogeneização de informações para o setor da construção civil.

Realização: SindusCon-SP e Senai-SP, por meio de 11 Técnicos de Segurança, sendo dois na sede e nove distribuídos nas Regionais do SindusCon-SP pelo estado.

Localidade: Estado de São Paulo.

Objetivos:
– Desenvolver ações de orientação e acompanhamento sobre os procedimentos a serem adotados na implementação da NR-18 junto às empresas associadas ao SindusCon-SP.
– Contribuir com as empresas, visando à melhoria, proteção e saúde do trabalhador, bem como as condições do meio ambiente de trabalho, nos canteiros de obra.
– Mostrar a importância da segurança e saúde do trabalho para o aumento da qualidade e produtividade, tendo como suporte legal as atividades previstas nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho vigente no Brasil.

Acumulado de 2005 a 2016
Total de trabalhadores atendidos na visita: 803.501
Empresas: 1.561 de construção civil
Total de canteiros visitados: 14.288

Programa de Elevação de Escolaridade
Programa Elevação da Escolaridade

Parceria com o Sesi, desde 2010, para implantação do Programa de Elevação da Escolaridade que tem como objetivo elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores da construção civil, referente aos primeiros anos do ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

O público-alvo é formado por trabalhadores dos canteiros de obras indicados pelas empresas associadas ao SindusCon-SP. Participam maiores de 18 anos, não alfabetizados ou que não tenham concluído o ensino Fundamental I. Todas as aulas são nos canteiros de obras ao longo de um período mínimo de três meses.

Com informações da CBIC









Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br