Linhas de crédito imobiliário estão abertas no BB

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Linhas de crédito imobiliário estão abertas no BB

O Banco do Brasil dispõe de recursos para oferecer crédito imobiliário em todas as linhas, inclusive no Pró-Cotista. A taxa de juros para esses financiamentos, anteriormente de 11,29% ao ano, caiu para 9,74%, e para 9% no Pró-Cotista.
As informações foram transmitidas em 16 de agosto, na reunião do Comitê de Habitação do SindusCon-SP, por Rudimar Locatelli, gerente executivo da Diretoria de Empréstimos, Financiamentos e Crédito Imobiliário do Banco do Brasil. Ele veio acompanhado dos gerentes Guilherme Patricio, André Loviat e Antonio Saito. A reunião foi coordenada pelo vice-presidente de Habitação do sindicato, Ronaldo Cury, acompanhado do gerente de Produção e Mercado, Elcio Sígolo.
Locatelli afirmou que o banco tem recebido, dentro do cronograma, os recursos do FGTS destinados ao Programa Minha Casa, Minha Vida e ao financiamento habitacional. Segundo ele, não deve haver problemas até o fim do ano, estando a instituição financeira aberta a receber propostas. “Em cada 4 propostas que nos chegam para financiar empreendimentos da faixa 2 do MCMV, 3 são aprovadas”, comentou.
IMG_4379O gerente relatou uma série de providências adotadas pelo banco para sanar dificuldades nas operações de crédito imobiliário. Entre elas, constam treinamento de 6 mil gerentes para acompanharem todas as fases dessas operações, redução dos prazos de análise, remodelagem do processo de repasse, simplificação da documentação das propostas de financiamento, substituição da documentação para comprovação de crédito por uma análise de renda presumida (para quem tem renda informal) e informação mais detalhada sobre razões para a não aprovação de créditos.
Locatelli ainda listou algumas vantagens oferecidas pela instituição, como o repasse já na fase de aquisição do imóvel na planta, diminuindo a possibilidade de distratos. Nos financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e da Carteira Hipotecária (CH), há possibilidade de carência de até 6 meses, financiamento das despesas com cartório e com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e condições atrativas de contratação de seguros, informou.
A instituição também criou um Balcão de Imóveis, para a divulgação pela internet das unidades oferecidas pelas empresas clientes do banco. Crédito imobiliário pré-aprovado tem sido oferecido a clientes e funcionários. Implementou-se um processo gradual de acesso ao sistema de crédito imobiliário pelo celular. Quanto à inadimplência, ela teria voltado ao patamar que o gerente considerou normal, depois de um período em elevação.
A reunião ainda contou com uma apresentação, pela gerente do Jurídico do SindusCon-SP, Rosilene Carvalho Santos, sobre a modernização da CLT que entrará em vigor em 11 de novembro. Ela chamou a atenção para as principais mudanças que deverão dar mais segurança jurídica aos contratos de trabalho e contribuir para o aumento do emprego formal e da produtividade.
Também ocorreram relatos das atividades dos grupos de trabalho do Comitê, que tratam de uniformização dos Códigos de Obras, melhorias nos sistemas da Caixa, novas alternativas de financiamento habitacional e melhorias na contratação de seguros.