Megasipat discute saúde e segurança no trabalho em Rio Preto

Ester Mendonça

Por Ester Mendonça

Megasipat discute saúde e segurança no trabalho em Rio Preto

Cerca de 100 trabalhadores de empresas de construção civil em São José do Rio Preto levantaram mais cedo na sexta-feira para vivenciar um dia de atividades voltadas à prevenção e conscientização sobre saúde e segurança do trabalho. Eles participaram da Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Megasipat), promovido pelo SindusCon-SP, em parceria com o Sesi, Senai e Seconci-SP dia 10 de novembro.
Megasipat Rio Preto_5Logo cedo, os participantes passaram por exames de acuidade visual, glicemia e pressão arterial. A iniciativa de promover um dia diferente, fora da rotina do canteiro de obras, foi elogiada pelo estagiário de Engenharia Civil, Raphael Perecini. “No dia a dia a gente não fica atento a nossa saúde e nem vamos fazer exames. Um dia como esse é um alerta necessário”, disse o estudante que trabalha na Construtora Pacaembu.
Na abertura oficial do encontro o diretor da Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto, Germano Hernandes Filho, destacou o papel de diferentes atores nas mudanças necessárias para o país. “Cada um de nós, em especial na construção civil, somos responsáveis por nossos atos e a influência deles no nosso dia a dia. Cuidar da nossa saúde e da segurança significa também proteger e cuidar da nossa família.”
O diretor do Sesi, Laércio Douglas Rodrigo, destacou o papel do grupo presente. “Vocês são especiais porque ao concordarem em participar deste evento, mostraram que se preocupam não apenas com vocês mesmos, mas também com suas famílias e empresas onde trabalham”. O evento também contou com a participação de Angela Noz, coordenadora do Serviço Social do Seconci, e Ilieste Malta Filho, diretor do Senai em São José do Rio Preto.
Megasipat Rio PretoA Megasipat em Rio Preto teve as atividades em circuito com estações de desafios com questões sobre segurança do trabalho, alimentação, saúde e meio ambiente. O evento contou ainda com café da manhã e almoço para os trabalhadores e terminou no início da tarde após confraternização com sorteio de brindes entre os participantes.
A Megasipat em Rio Preto foi organizada com apoio da ETEC Philadelfo Gouveia Neto, que ajudou na realização dos exames médicos, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Siticom) e da empresa Makfil.