Melhora expectativa sobre vendas na indústria de materiais

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Melhora expectativa sobre vendas na indústria de materiais

A expectativa sobre vendas no setor de material de construção apresentou leve melhora para o mês de fevereiro, segundo a sondagem realizada mensalmente pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
De acordo com o Termômetro Abramat, no curto prazo a expectativa sobre o desempenho de vendas se manteve em regular para 42,1% das empresas entre dezembro e janeiro, subindo para 57,8% em fevereiro.
Já o percentual que considerou o resultado ruim passou de 26,3% em dezembro para 47,4% em janeiro. Para fevereiro, porém, essa perspectiva ficou em 31,6%.
Entre os que esperam um desempenho muito ruim também foi apurada uma queda, passando de 21,1% em dezembro, para 10,5% em janeiro e 5,3% em fevereiro.
O desempenho de vendas em dezembro foi considerado bom por 10,5% das empresas consultadas. Essa opção volta a aparecer em fevereiro, citada por 5,3% das empresas.
Mercado Externo
Com relação ao mercado externo, a sondagem apresentou um declínio no número de empresas com expectativa de desempenho regular, que passou de 57,1% em dezembro para 50,1% em janeiro e 50% em fevereiro.
A perspectiva de bons resultados diminuiu de 35,8% em dezembro para 21,4% em janeiro, mas avançou para 28,6% em fevereiro. As vendas foram consideradas muito ruins por 7,1% das empresas consultadas em dezembro e janeiro.
A pretensão de investimentos das empresas para os próximos 12 meses também melhorou, passando de 35% em dezembro para 37% em janeiro. Em janeiro de 2015, 56% pretendiam realizar investimentos.
O nível da utilização da capacidade instalada também aumentou em janeiro, passando de 67% para 70% na média das empresas.