Minha Casa detém 70% do mercado

Minha Casa detém 70% do mercado

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, declarou que as unidades habitacionais pertencentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida representam 70% do mercado imobiliário brasileiro. A afirmação foi feita na abertura do Feirão Caixa da Casa Própria, em 4 de maio, no Centro de Exposições do Anhembi. O vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, Ronaldo Cury, representou o presidente da entidade no evento.
Ministro das Cidades_Alexandre Baldy - Crédito Rodrigo Oliveira“O Minha Casa, Minha Vida representa cerca de 65% das construções e 70% do mercado atualmente. Nosso objetivo é, nesse ano, contratar 650 mil unidades habitacionais, auxiliando na luta contra o déficit habitacional brasileiro e na retomada da economia, gerando emprego e renda no ramo da construção civil”, disse o ministro.
Segundo Baldy, “a determinação do presidente Michel Temer é de que não faltem recursos para a habitação, e concentramos nossos esforços para que cada vez mais pessoas tenham acesso à moradia. O feirão representa um aquecimento, a recuperação econômica das famílias e empresas brasileiras, gerando uma retomada social e dando às famílias a oportunidade de uma moradia digna e de qualidade.”
Já o presidente da Caixa, Nelson de Souza, considerou “um objetivo totalmente desafiador” a contratação das 650 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida programada para este ano. Sua expectativa era de que mais de 250 mil famílias visitem o feirão neste ano.
Também presente, o governador Márcio França manifestou a expectativa de desburocratização do acesso à moradia popular. “As pessoas têm pressa, e sabemos que o esforço dos agentes públicos é de construir cada vez mais unidades. Vamos criar mais mecanismos para agilizar esse acesso, em parceria com o governo federal”, disse.
De seu lado, o prefeito Bruno Covas ressaltou a necessidade de estimular a indústria da construção civil. “Investir nesse setor é investir em emprego e renda, além da melhoria de vida da população. Em São Paulo, temos um déficit habitacional de cerca de 360 mil famílias, que sonham com a casa própria. Através do Minha Casa, Minha Vida, temos uma parceria muito forte com o governo federal. Precisamos estimular o setor da construção, ajudando e sendo parceiro para resolvermos essa questão”.
Com informações do Ministério das Cidades