Missão visita projeto de revitalização no Azerbaijão

Missão visita projeto de revitalização no Azerbaijão

Missão Fiabci-Brasil ao Azerbaijão (1)Uma missão empresarial da Fiabci-Brasil ao Azerbaijão visitou em 11 de maio o Complexo Baku White City. Integraram a missão José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP e vice-presidente da Fiabci-Brasil; Flávio Amary, presidente do Secovi-SP, e Basilio Jafet e Ricardo Yazbek, vice-presidentes desta última entidade.
Estudando exemplos bem-sucedidos de desenvolvimento urbano, os participantes da missão conheceram os princípios do desenvolvimento sustentável no projeto Baku White City. Posteriormente, houve uma caminhada pelos distritos de Green Hill e Babek.
Baku White CityConsiderado o mais antigo centro da indústria petrolífera oriental, Baku sediava desde o final do século 19 a chamada Black City, assim denominada por centralizar as atividades de refino, armazenamento e transporte do chamado “ouro negro”.
Baku White City_2Com uma área de 221 hectares, a Black City tem sido objeto desde 2010 de um projeto de revitalização, que inclui a remoção dos usos industriais para a periferia da cidade, a descontaminação dos terrenos, uma série de edificações de arquitetura arrojada e áreas verdes.
Quando o projeto terminar, a área deverá abrigar cerca de 50 mil novos moradores próximos a edifícios de escritórios. E terá aproximadamente 3,5 milhões de metros quadrados de área construída, com estímulos para locomoção por metrô, a pé ou de bicicleta.