Norma Acústica traz novos valores de referência para ambientes internos

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Norma Acústica traz novos valores de referência para ambientes internos

Após longo processo de estudos, debates, revisão e consultas públicas nacionais, que teve início na década de 90, a norma ABNT NBR 10.152 Acústica – Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações foi publicada na versão 2017, no dia 24 de novembro, atualizada e aperfeiçoada.
Entre as novidades, a versão traz, na Tabela 3, novos valores de referência para ambientes internos de uma edificação de acordo com o uso e apresenta valores de referência em RLAeq, RLASmax e RLNC para 48 ambientes, distribuídos em 10 diferentes categorias.
Segundo o coordenador do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP e integrante do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), Fabio Villas Bôas, houve uma participação intensa do SindusCon-SP, junto com os Sinduscon do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais, intervindo para adequar os parâmetros da NBR 10.152, aos estabelecidos na Norma de Desempenho.
“Além dos parâmetros propriamente ditos, o mais importante foi o critério de desempenho – considerando a atenuação de paredes e pisos, e não valores absolutos de pressão sonora dentro dos ambientes da unidade, limitando as responsabilidades quando a geração de ruídos externos for acima dos estabelecidos por lei. Este conceito será complementado e trará segurança ao mercado, quando forem implantados os mapas de ruído urbano.”
Percurso de revisão da norma
Esta segunda edição da norma teve o projeto aprovado pela Comissão de Estudos em 24 de outubro de 2014 e foi submetida à Consulta Nacional no período de 14 de julho a 14 de agosto de 2015.
O período entre junho de 2016 e julho de 2017 foi necessário para a preparação da documentação, consolidação e análise das atas de reuniões, folhas de tabulação, registros de manifestações, editoração e revisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo