Odair Senra é eleito presidente do SindusCon-SP

Odair Senra é eleito presidente do SindusCon-SP

_MVC8038 TRATADA (2)A Diretoria eleita do SindusCon-SP para o biênio 2019-2022 elegeu os vice-presidentes Odair Senra, para a Presidência da entidade, e Eduardo Zaidan, para a Vice-Presidência Administrativa e Financeira. O mandato de ambos e dos outros 12 membros da Diretoria terá início em 1º de janeiro.
Em seu discurso de agradecimento, Senra manifestou a expectativa de “manter e ampliar as conquistas da gestão da Diretoria sob a presidência de José Romeu Ferraz Neto”.
_MVC8145 TRATADA“O Brasil mudou. A indústria da construção mudou. O SindusCon-SP mudou, e muito! Nestes novos tempos, nossa prioridade será colaborar decisivamente para o desenvolvimento das nossas associadas, otimizando ao máximo nossos recursos”, declarou.
O presidente eleito recordou a proposta da chapa única que concorreu às eleições: realizar a reinvenção do SindusCon-SP, com base na manutenção da credibilidade da entidade, no foco na construção e na parceria com as demais entidades do setor. “Isto implica quebrar paradigmas e exercer nossa criatividade”, destacou.
Depois de historiar os compromissos assumidos pela chapa nas várias áreas de atuação do sindicato, Senra conclamou: “Não me cobrem uma atuação isolada. Me cobrem apoio na solução dos desafios que vocês trouxerem, porque unidos realizaremos muito!!!”
_MVC8165 TRATADA“Esta união é um pressuposto fundamental do associativismo. Bem exercido, o associativismo é um instrumento poderoso para o fortalecimento das empresas, beneficiando a sociedade como um todo. Portanto, vamos zelar pela nossa união e pelo nosso SindusCon-SP! Quem quer faz, quem não quer, justifica!”, completou.
Ao final, ele homenageou Romeu Ferraz com uma placa de prata, “como sinal de reconhecimento pelas milhares de horas de seu tempo dedicadas voluntariamente a manter nossa entidade viva e atuante”.
Quem é
Odair SenraEngenheiro civil pela Escola de Engenharia Mauá com MBA em Gestão Empresarial e Recursos Humanos pela FIA/FEA-USP, Odair Garcia Senra é vice-presidente de Imobiliário do SindusCon-SP e diretor da Brio Investimentos Imobiliários. Até setembro de 2018, foi presidente do Conselho de Administração da Gafisa, empresa onde ingressou como estagiário em 1970 e exerceu sucessivamente as funções de Engenheiro de Obra, Coordenador de Obras, Chefe do Departamento de Assistência Pós Entrega, Diretor de Construções, Diretor de Incorporações Imobiliárias e Diretor de Relações Institucionais. É diretor do Secovi-SP e membro da Comissão de Edificações e Uso do Solo e da Comissão Municipal de Planejamento Urbano da Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, entre outras atividades. Foi membro dos Conselhos de Administração da Alphaville Urbanismo, da São Carlos S.A. e do Instituto Mauá de Tecnologia, e da Câmara Técnica de Legislação Urbanística da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo. Em 2008, conquistou o Prêmio Top Imobiliário, na categoria de Executivo do Ano.
Manter e ampliar conquistas
É a seguinte a íntegra do pronunciamento de Odair Senra:
“Meus caros amigos e companheiros do SindusCon-SP:
Gostaria de agradecer imensamente a confiança que vocês depositaram em mim e nos demais companheiros de chapa.
Espero que, unidos, possamos manter e ampliar as conquistas da gestão que se encerra neste mês.
Porque existe um desafio a se vencer, e não é pequeno. Na verdade, nunca foi. E os empresários do nosso setor sempre se mostraram à altura dos desafios que lhes são impostos. Vivemos, no entanto, um momento de grandes transformações no mundo, impulsionadas pela revolução tecnológica que está mudando radicalmente os hábitos da humanidade.
De fato, o Brasil mudou. A indústria da construção mudou. O SindusCon-SP mudou, e muito! Nestes novos tempos, nossa prioridade será colaborar decisivamente para o desenvolvimento das nossas associadas, otimizando ao máximo nossos recursos.
Como vocês se recordam, no programa da nossa chapa, propusemos a reinvenção do SindusCon-SP, com base em três fundamentos:
– a manutenção da credibilidade conquistada pela entidade, que lhe dá sólida representatividade na interlocução com o poder público e a sociedade;
– o foco na construção, com ampliação contínua e atualização permanente dos serviços prestados às associadas em inovação, gestão, tecnologia e produtividade;
– o fortalecimento das parcerias com as demais entidades da cadeia produtiva, consolidando uma ampla união em defesa do setor.
Isto implica quebrar paradigmas e exercer nossa criatividade.
Recordo os compromissos do programa da nossa chapa:
– Tornar o SindusCon-SP um polo de inovação, agregando as construtoras associadas às novas tecnologias e gerando valor a todos, em sintonia com as necessidades da construção competitiva e sustentável numa era de mudanças aceleradas.
– Intensificar as ações voltadas à produtividade, atributo fundamental para o aumento da competitividade das empresas associadas.
– Aprofundar o relacionamento com os fornecedores alinhando-os com as inovações em nossos processos produtivos.
– Avançar na disseminação do BIM como processo que revoluciona a gestão das empresas e o modo de conceber e executar obras
Aperfeiçoar a Norma de Desempenho e liderar a elaboração ou atualização das normas técnicas de interesse da construção.
– Estreitar o relacionamento com universidades e institutos de pesquisa.
– Elaborar novos produtos e prestar mais e melhores serviços para prosseguirmos sendo uma referência em termos de construção sustentável.
– Proporcionar às empresas associadas, com base em todo o know-how e tecnologia do SindusCon-SP, aumento de rentabilidade e redução de riscos.
– Trabalhar intensamente por modernização da legislação urbana, agilização e desburocratização dos processos de licenciamento de empreendimentos, e pela facilitação do acesso ao crédito.
Estimular concessões e Parcerias Público-Privadas com segurança jurídica para viabilizar a ampliação da infraestrutura, contribuindo também para a redução do Custo Brasil.
Modernizar a legislação e o marco regulatório para possibilitar a expansão da infraestrutura em um ambiente saudável, competitivo e favorável aos negócios, com respeito aos contratos e sem possibilidade de volta ao passado cartelizado e corrupto.
– Fortalecer e perenizar os programas de fomento à habitação popular, transformando-os em política de Estado.
– Defender firmemente a implementação de um Estado moderno e eficiente, com equilíbrio fiscal permanente para estimular os investimentos na produção; com um marco regulatório atrativo aos investimentos estrangeiros; com estrutura tributária simplificada e eficaz; com gastos públicos de qualidade; e com vigilância permanente para se evitar novas aventuras de política econômica como aquelas que recentemente custaram tão caro ao país.
– Atuar politicamente pelo avanço das reformas estruturais e de outras ações em nível nacional, estadual e municipal, em sinergia com as demais entidades.
– Consolidar e fortalecer as mudanças positivas da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização, bem como informar e orientar as empresas associadas para o atendimento do eSocial.
– Manter e ampliar os programas de responsabilidade social do SindusCon-SP, para que atinjam um número cada vez maior de empresas e trabalhadores, por meio da multiplicação dos patrocínios e das parcerias que os viabilizam.
Ampliar o grau de autonomia de gestão das Regionais e intensificar a sua atuação, colaborando em sua interlocução com prefeituras, concessionárias e agentes financeiros, e na atração de novas associadas.
Trocando em miúdos: vamos construir um SindusCon-SP inovador, conectado, atuante e agregador, capaz de, cada vez mais, fortalecer as empresas associadas, bem como fomentar a associação de novas empresas que hoje desconhecem o valor agregado gerado pelo nosso SindusCon-SP.
Meus amigos:
Para encerrar, peço a todos vocês, vice-presidentes, diretores, conselheiros e representantes à Fiesp, gerentes e coordenadores: não me cobrem uma atuação isolada. Me cobrem apoio na solução dos desafios que vocês trouxerem, porque unidos realizaremos muito!!!
Quem quer faz, quem não quer, justifica.
Gostaria, finalmente, de deixar registrado o agradecimento de toda a Diretoria pela atuação abnegada do Zé Romeu nestes quatro anos. Nesse momento, vamos homenageá-lo, como sinal de reconhecimento pelas milhares de horas de seu tempo dedicadas voluntariamente a manter nossa entidade viva e atuante. Zé Romeu, receba essa nossa homenagem e nosso abraço.
Muito obrigado!”
Fotos: Mário Castello