Opinião: Construção do futuro

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Construção do futuro

Cada vez mais adotado no país, o processo de concepção, execução e gestão de obras denominado BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) revolucionou a forma de se construir no mundo, ao proporcionar precisão, rapidez e produtividade, bem como redução de custos, prazos e riscos.
As novidades neste processo em constante evolução serão apresentadas e debatidas no 9º Seminário Internacional BIM, em 25 de outubro, no auditório da Totvs, em São Paulo. Realizado pelo SindusCon-SP, por meio de seus Comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e de Meio Ambiente (Comasp), o evento terá como tema “BIM na Obra e o VDC”.
Dele constam medidas como a volta da destinação crescente de recursos do Orçamento para investimentos no Programa Minha Casa, Minha Vida e a retomada das obras de infraestrutura paradas; o estímulo às concessões e às parcerias público-privadas, e a construção de novas unidades de saúde, educação, saneamento e prisionais.
Dos futuros governadores, esperam-se medidas na mesma direção, inclusive com a agilização na concessão dos licenciamentos ambientais.
No âmbito imobiliário, será relevante a aprovação ainda neste ano, pelo Senado, da legislação de regulamentação dos distratos de aquisição de imóveis, dando mais segurança jurídica para adquirentes, construtoras e incorporadoras.O VDC (Virtual Design and Construction), desenvolvido por algumas construtoras americanas em conjunto com a Universidade de Stanford, é um conceito mais amplo que adota o BIM como uma base relevante, mas considera também os processos de trabalho e a organização da equipe como fundamentais para atingir os objetivos do empreendimento.
Especialistas vão compartilhar experiências práticas e lições aprendidas. O evento é destinado a diretores e profissionais de empresas de projeto, incorporadoras, construtoras, gerenciadoras, fabricantes de componentes e sistemas construtivos e de contratantes de serviços de engenharia e construção, que poderão compreender como incrementar o uso de BIM e implementar o VDC com êxito.
Esta novidade será apresentada por Alexandre Miranda (Acca Software). Leonardo Rischmoller, analista de negócios da DPR, abordará o processo do BIM ao VDC, até o IPD (Integrated Project Delivery, aqui conhecido contrato de aliança). E as soluções virtuais do BIM/VDC a problemas reais na Cosapi Engenharia serão mostradas por Leandro Fernández Ramos, desta companhia.
Um painel dissecará o BIM no canteiro de obras. Marcelo Cruz (Temon) falará sobre a modelagem e a pré-fabricação de instalações. O uso do BIM no gerenciamento de obras será abordado por Eduardo Scarpinelli e Guilherme Marques Nogueira (DOX Gerenciamento).
Marcos Rodrigo Banhato (Medabil) apresentará o BIM, do design visionário para a realidade tecnológica. E Alex Alves (Leonardi) focará o BIM e os pré-fabricados de concreto. A seguir, estes palestrantes participarão de uma mesa de debates.
Para concluir, um painel será dedicado à apresentação de cases de BIM por fabricantes de materiais de construção. Mostrarão seus cases Renaud Jahan (Saint Gobain), Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr. (Deca) e Christie Silva Schulka, da Roca (Incepa).
O 9º Seminário Internacional BIM conta com o patrocínio da Acca Software, Caixa Econômica Federal, Deca, Saint Gobain, Incepa e Totvs.
Ao final do seminário, acontecerá a cerimônia de entrega do 3º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, com o anúncio dos vencedores das cinco categorias da premiação. O prêmio tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Os participantes do evento poderão assisti-lo presencialmente ou online. Inscrições: www.sindusconsp.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo