Opinião: Unidos pelo desenvolvimento

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Unidos pelo desenvolvimento

Nesta quinta-feira (26), comemora-se em todo o Brasil o Dia do Trabalhador da Construção Civil. Marco importante para celebrar aqueles que movem um dos setores que fazem a economia do Brasil girar.

Paulo Perego - AI SindusCon-SP - webApesar do momento de estagnação e incertezas sobre investimentos públicos em obras, é de se ressaltar as entidades que defendem e apoiam as causas destes dignos trabalhadores. Em Presidente Prudente, por exemplo, algumas ações são feitas para a capacitação destas pessoas, tanto das empregadas como as que estão fora do mercado de trabalho.

Uma delas é o Encontro Estadual da Construção Civil em Família (ConstruSer), que ocorre anualmente. O evento é uma ação de responsabilidade social, voltada para a qualidade de vida dos trabalhadores, que começa na empresa, com o respeito ao funcionário.

As entidades envolvidas buscam o aperfeiçoamento dos trabalhadores, a auto valorização das características pessoais e profissionais; o consumo consciente; o impacto no orçamento doméstico e na conservação ambiental; e medidas sobre a utilização de materiais descartados como possibilidade de geração de renda complementar das famílias. Ou seja, melhorar o seu ambiente pessoal e profissional.

Outra ação que busca a valorização destes trabalhadores é a Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (MegaSipat), realizada pelo SindusCon-SP, que auxilia as empresas do setor da construção civil a complementar a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

Sabe-se, ainda, que todas as categorias devem lutar pelos seus direitos e por melhorias nas relações do trabalho. Por isso, existe a necessidade de ótima relação entre as entidades representantes das empresas e dos trabalhadores, como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Presidente Prudente e Região (Sintracom), com as convenções coletivas.

Apesar das dificuldades e de um cenário de retração, da crise econômica e política vivida em todo o país, devemos nos manter unidos e trabalhando muito, como sempre, na busca de uma construção mais forte e, principalmente, na retomada do crescimento. As empresas buscando fomentar com empreendimentos particulares e no aguardo da estabilidade governamental do país.

Por fim, devemos lembrar que a construção civil é o setor da economia brasileira que mais movimento o mercado. É a força motriz que faz o país andar e crescer. Cada um dos trabalhadores da construção civil é uma peça importante dessa engrenagem. Estes devem ser enaltecidos e lembrados. A construção forte significa um país forte. Parabéns para vocês, trabalhadores da construção civil de Presidente Prudente e de toda a região.

*Paulo Perego é engenheiro civil e diretor da Regional do SindusCon-SP em Presidente Prudente