Institucional

Por um SindusCon-SP inovador, conectado, atuante e agregador

Chapa “Inovar para Crescer”, que concorre às eleições no sindicato, lança seu programa de ação

Por Rafael Marko 09/10/2018 12:08:53

A chapa inscrita para concorrer às eleições de renovação da Diretoria do SindusCon-SP lançou seu programa de ação para o biênio 2019-2020.

Intitulada “Inovar para Crescer”, a chapa propõe-se a constituir “um novo modelo de sindicato, substituindo o modelo sindical tradicional por uma representação empresarial moderna e conectada”, com base em três fundamentos: manutenção da credibilidade conquistada pelo SindusCon-SP, foco na construção, e fortalecimento das parcerias com as entidades da cadeia produtiva, consolidando uma ampla união em defesa do setor.

Sobre estes fundamentos, o chapa pretende avançar em uma série de frentes, como “tornar o SindusCon-SP um polo de inovação, agregando as construtoras associadas às novas tecnologias e gerando valor a todos” e “intensificar as ações voltadas ao incremento da produtividade”.

O programa também inclui itens como: “trabalhar intensamente por modernização da legislação urbana, agilização e desburocratização dos processos de licenciamento de empreendimentos; estimular concessões e Parcerias Público-Privadas com segurança jurídica para a ampliação da infraestrutura e fortalecer e perenizar os programas voltados à habitação popular”.

No plano institucional, a chapa propõe-se a “defender firmemente o equilíbrio fiscal; batalhar por um marco regulatório atrativo aos investimentos estrangeiros; insistir na modernização do Estado e da estrutura tributária; pugnar pela eficiência do Estado e pela boa qualidade dos gastos públicos; atuar pelo avanço das reformas estruturais e consolidar e fortalecer as mudanças positivas da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização”, entre outras ações.

Veja abaixo a íntegra do programa.

Por um SindusCon-SP inovador, conectado, atuante e agregador

O Brasil mudou.

A sociedade rejeita agendas nacionais pautadas por interesses meramente cartoriais e quer mudanças que efetivamente beneficiem o país.

A crise reduziu consideravelmente a confiança dos investidores, a renda das famílias, o emprego, os investimentos do governo e, consequentemente, o nível da demanda em todos os segmentos da construção.

As inovações na tecnologia da informação e da comunicação estão revolucionando as práticas tradicionais em toda a cadeia produtiva da construção. As mudanças se sucedem em velocidade que poucas empresas têm estrutura e recursos para acompanhar e implementar por si só.

Neste cenário, as empresas e suas entidades sindicais estão sendo compelidas a se reposicionarem. Com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, o SindusCon-SP acelerou um movimento iniciado na atual gestão de sua Diretoria, colocando-se decisivamente a serviço da modernização da gestão e da elevação da produtividade de suas associadas. Este movimento precisa prosseguir e se aprofundar.

Dispostos a enfrentar os desafios dos novos tempos, constituímos a Chapa “Inovar para Crescer” para concorrer às eleições de renovação da Diretoria, dos Conselhos Fiscal e Consultivo do SindusCon-SP e dos seus  representantes junto à Fiesp.

Propomos um novo modelo de sindicato, substituindo o modelo sindical tradicional por uma representação empresarial moderna e conectada, com base em três fundamentos:

- a manutenção da credibilidade conquistada pela entidade, que lhe dá sólida representatividade na interlocução com o poder público e a sociedade;

- o foco na construção, com ampliação contínua e atualização permanente dos serviços prestados às associadas em inovação, gestão, tecnologia e produtividade;

- o fortalecimento das parcerias com as demais entidades da cadeia produtiva, consolidando uma ampla união em defesa do setor.

Sobre estes fundamentos, a Chapa “Inovar para Crescer” buscará avançar em uma série de frentes, especialmente:

- Tornar o SindusCon-SP um polo de inovação, agregando as construtoras associadas às novas tecnologias e gerando valor a todos, em sintonia com as necessidades da construção competitiva e sustentável numa era de mudanças aceleradas.

- Intensificar as ações voltadas à produtividade, atributo fundamental para o aumento da competitividade das empresas associadas.

- Aprofundar o relacionamento com os fornecedores alinhando-os com as inovações em nossos processos produtivos.

- Avançar na disseminação do BIM como processo que revoluciona a gestão das empresas e o modo de conceber e executar obras.

- Aperfeiçoar a Norma de Desempenho e liderar a elaboração ou atualização das normas técnicas de interesse da construção.

- Estreitar o relacionamento com universidades e institutos de pesquisa.

- Elaborar novos produtos e prestar mais serviços para prosseguirmos sendo uma referência em termos de construção sustentável.

- Possibilitar a utilização das iniciativas acima às empresas novas ou àquelas que queiram se reinventar, para que tenham aumento de rentabilidade e redução de riscos advindos da ampliação de sua visão de riscos.

- Trabalhar intensamente por modernização da legislação urbana, agilização e desburocratização dos processos de licenciamento de empreendimentos, e pela facilitação do acesso ao crédito.

- Estimular concessões e Parcerias Público-Privadas com segurança jurídica para viabilizar a ampliação da infraestrutura, contribuindo também para a redução do Custo Brasil.

- Modernizar a legislação e o marco regulatório para possibilitar a expansão da infraestrutura em um ambiente saudável, competitivo e favorável aos negócios, com respeito aos contratos e sem possibilidade de volta ao passado cartelizado e corrupto.

- Fortalecer e perenizar os programas de fomento à habitação popular, transformando-os em política de Estado.

- Defender firmemente o equilíbrio fiscal responsável e permanente para estimular os investimentos na produção; batalhar por um marco regulatório atrativo aos investimentos estrangeiros; insistir na modernização do Estado e da estrutura tributária, como medidas indutoras do aumento de produtividade; pugnar pela eficiência do Estado e pela boa qualidade dos gastos públicos; e permanecer vigilante para evitar novas aventuras de política econômica como aquelas que recentemente custaram tão caro ao país.

- Atuar politicamente pelo avanço das reformas estruturais e de outras ações em nível nacional, estadual e municipal, em sinergia com as demais entidades.

- Consolidar e fortalecer as mudanças positivas da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização, bem como informar e orientar as empresas associadas para o atendimento do eSocial.

- Manter e ampliar os programas de responsabilidade social do SindusCon-SP, para que atinjam um número cada vez maior de empresas e trabalhadores, por meio da multiplicação dos patrocínios e das parcerias que os viabilizam.

- Ampliar o grau de autonomia de gestão das Regionais, desburocratizando procedimentos entre elas e a sede; e intensificar a atuação das Regionais, mediante a criação de agendas de encontros e grupos de WhatsApp, com os objetivos de interlocução com prefeituras, concessionárias e agentes financeiros, e de atração de novas associadas.

Conhecer as dificuldades de produção, legislação, meio ambiente, segurança do trabalho, responsabilidades, seguros e sua abrangência, enfim, os direitos e deveres advindos do ato de se planejar, orçar, construir, entregar e dar garantia de suas obras por 5, 20 e até 50 anos, requer um sindicato atuante, pois nenhuma empresa, por maior que seja, consegue custear uma estrutura que a atualize permanentemente, mantendo-a viva e rentável.

Um SindusCon-SP inovador, conectado, atuante e agregador será indispensável para o fortalecimento das nossa empresas.

Estes são os nossos compromissos. Contamos com seu voto!

São Paulo, outubro de 2018

Chapa “Inovar para Crescer”
Eduardo May Zaidan
Fernando Paoliello Junqueira
Francisco Antunes de Vasconcellos Neto
Haruo Ishikawa
Jorge Batlouni Neto
José Romeu Ferraz Neto
Luiz Antônio Messias
Maristela Alves Lima Honda
Moacir Benvenutti Netto
Odair Garcia Senra
Paulo Rogério Luongo Sanchez
Ricardo Beschizza
Ronaldo Cury de Capua
Yorki Oswaldo Estefan

Representantes junto à Fiesp
Titulares: Eduardo Ribeiro Capobianco e João Claudio Robusti
Suplentes: Cristiano Goldstein e Sergio Antonio Monteiro Porto









Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br