Portinari: única cerâmica que pontua para certificação LEED

Cerâmica Portinari

Por Cerâmica Portinari

Portinari: única cerâmica que pontua para certificação LEED

IMG_6796A Portinari, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil, tem entre suas premissas o dever de minimizar os impactos negativos ocasionados pela fabricação de seus produtos e sempre utilizar as melhores técnicas para controle do processo, com adoção de um sistema ambiental baseado nos pilares da norma ISO 14.001, e certificação sustentável de seus produtos. Todo este cuidado com o meio ambiente, tornam a empresa a única do setor a possuir produtos que pontuam na certificação LEED*, concedida pela Scientific Certification System (SCS).
“Em nossas unidades industriais, utilizamos alguns dispositivos para minimizar o impacto ambiental de nossos processos produtivos. Temos um programa complexo de gerenciamento de resíduos sólidos, propiciando o reaproveitamento, logística reversa e reciclagem dos nossos resíduos. Todos os efluentes líquidos gerados são tratados e reaproveitados no próprio processo produtivo, além do tratamento das emissões atmosféricas contribuindo para atendimento dos padrões legais especificados pelas legislações vigentes”, explica Mainar Allgaier, supervisor de Meio Ambiente da Cerâmica Portinari.
Indoor 3DAlém dessas práticas, a empresa mantém um programa de monitoramento ambiental, abrangendo ruídos, emissões atmosféricas e seus recursos hídricos. O comprometimento com as questões ambientais vai além, abrangendo também os fornecedores de matérias primas, garantindo a sustentabilidade do processo desde a extração das argilas até a expedição final dos revestimentos cerâmicos.
Todo esse esforço da empresa é compartilhado com seus mais de 1.700 funcionários, divididos nas três unidades industriais, por meio de campanhas educativas e a realização de seminários internos.
FloorScore em alta*A Certificação LEED é um dos sistemas de certificação de empreendimentos sustentáveis mais reconhecidos no mercado da construção civil mundial, que atribui pontuação para a construção com base nos diversos pré-requisitos, moldado em sete áreas temáticas: locais sustentáveis, eficiência no gerenciamento da água, consumo energético e impacto na atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno da construção, inovação e design.
Para conhecer mais sobre os produtos e as práticas sustentáveis da empresa, acesse a página: www.ceramicaportinari.com.br.
Sobre a Cerâmica Portinari
A Cerâmica Portinari faz parte da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil. Fundada em 1970, a empresa possui o mais completo portfólio de produtos do mercado, com coleções inovadoras, desenvolvidas com alta tecnologia e pesquisa, que garante ao consumidor produtos de alta qualidade e com diferencial em design.
A empresa é a única no setor que possui produtos que pontuam para certificação LEED, o principal selo da construção sustentável, e seus produtos são certificados com o selo de qualidade para porcelanato da Anfacer.