Prefeitura de Rio Preto quer agilizar autorizações do Cindacta

Ester Mendonça

Por Ester Mendonça

Prefeitura de Rio Preto quer agilizar autorizações do Cindacta

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Obras, reuniu empresários do setor imobiliário para melhorar a agilidade na liberação de obras de novos edifícios verticais cidade. Um grupo de 17 empresários, que já possuem empreendimentos imobiliários em andamento e outros que estão em fase de construção, participou do encontro. A Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto está acompanhando a movimentação e foi representada pela engenheira Vania Gonçalves Venturelli, diretora da Jagoar Construção Civil Ltda, associada da entidade.
De acordo com o Secretário de Obras, Sérgio Issas, a partir de 2013 as autorizações para a construção de novos prédios passou a ser regulada pelo Cindacta em Brasília. “Em decorrência disso, os processos estão demorando, em média, sete meses. Isso atrasa a construção de novos empreendimentos, os investimentos não são realizados, impactando fortemente na economia da cidade e na criação de novos empregos”, disse.
De acordo com um levantamento prévio da secretaria, pelo menos oito empreendimentos estão aguardando as respostas do Cindacta. Cada empreendimento, em média, tem impacto de R$ 5 milhões na economia da cidade.
Encontro Prefeitura Cindacta (1)Uma comissão formada por empresários, por um procurador do município e pela engenheira da Secretaria de Obras, Carla Resende, deve partir para Brasília no próximo dia 6 de outubro para tentar encaminhar este assunto e obter orientação dos técnicos da aeronáutica em relação ao espaço aéreo no entorno dos aeroportos.
“Nós sabemos que esse é um serviço muito importante, pois dependendo da altura e da localização do prédio ele pode interferir na segurança do aeroporto de Rio Preto e dos moradores do entorno. Mas também precisam entender a necessidade de agilidade de resposta e orientação”, afirmou Issas.