Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura anuncia vencedores

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura anuncia vencedores

A Saint-Gobain, referência mundial em construção sustentável, anuncia os vencedores da quinta edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável. A premiação é uma das mais importantes do mercado de construção civil brasileiro e já reconheceu mais de 150 projetos por excelência em conforto, inovação e sustentabilidade.
Prêmio Saint-Gobain 2018Os vencedores foram anunciados na noite de quinta-feira, em evento para convidados na Casa Bossa, em São Paulo (SP). Foram entregues 25 prêmios, entre as categorias “Profissional” e “Estudante”, além dos destaques em “Conforto”, “Inovação” e “Sustentabilidade”. O prêmio de Melhor Projeto da edição foi apresentado pelo CEO global da Saint-Gobain, Pierre-André de Chalendar.
Os vencedores ganharam de produtos Apple, como iPhone e MacBook Pro, a premiações em dinheiro no valor de até R$ 20 mil. No total, a Saint-Gobain investiu mais de R$ 300 mil no reconhecimento de profissionais, estudantes universitários e seus professores orientadores.
“O Prêmio já é referência no mercado brasileiro de arquitetura, tendo destacado centenas de projetos de estudantes e profissionais, que, em linha com os valores da Saint-Gobain, promovem a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”, disse Thierry Fournier, CEO da Saint-Gobain para Brasil, Chile e Argentina. “Com a premiação, incentivamos o mercado a priorizar, cada vez mais, os conceitos de conforto e o bem-estar das pessoas nas edificações”, finalizou o executivo.
Conheça a seguir os projetos vencedores do 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável:
CATEGORIA ESTUDANTE
1º LUGAR
O URBANISMO SUSTENTÁVEL: DO PLANO AO EDIFÍCIO
Instituição:
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Autora: Gabriela Bastos Porsani
Orientador: José Luiz Tabith Junior
Cidade: São Paulo/SP
PSG - EstudanteDescrição do Projeto: Previamente ao projeto arquitetônico, foi proposto um redesenho urbano, que conecta e requalifica áreas residuais no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, comprovando a necessidade de diretrizes sustentáveis em zonas urbanas consolidadas. A análise da região resultou no Plano de Requalificação do Eixo Metrô Ana Rosa – Parque da Aclimação, composto por um parque linear que conecta três praças preexistentes à uma praça singular desenhada pela nova arquitetura. Dessa forma, o projeto, além de suprir com a carência de um Núcleo Esportivo público para a região, também integra o modelo arquitetônico aos espaços públicos existentes. Ademais, para melhores desempenhos térmicos e acústicos, foram adotadas estratégias da arquitetura bioclimática passiva com elementos pré-fabricados de alta tecnologia, além de propostas sustentáveis como o reúso de águas pluviais, a cobertura verde e o uso de painéis fotovoltaicos, que contribuem para a redução de gastos e de desperdício de materiais.
CATEGORIA PROFISSIONAL – EDIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
1º LUGAR
MORADAS INFANTIS – FUNDAÇÃO BRADESCO
Escritório:
Rosenbaum Projetos + Aleph Zero
Autora Responsável: Adriana Benguela
Equipe: Gustavo Utrabo (Aleph Zero), Pedro Lass Duschenes (Aleph Zero) e Marcelo Rosenbaum (Rosenbaum Projetos)
Cidade: São Paulo/SP
PSG - Edificação institucionalDescrição do Projeto: As novas moradas para as crianças da escola em regime de internato da Fundação Bradesco na fazenda de Canuanã – Formoso do Araguaia – Tocantins, se organizam em duas vilas, uma masculina e outra feminina. Esta separação já ocorria nas moradias existentes, porém neste novo momento as moradias não mais serão conformadas por grandes espaços dormitórios, mas sim por 45 unidades de 6 alunos cada. Contínuo aos dormitórios estão os mais distintos espaços de convívio como sala de TV, espaço para leitura, varandas, pátios, redários entre outros. Todos estes novos programas complementares as moradas foram idealizados conjuntamente com os alunos no intuito de melhorar a qualidade de vida e refinar o laço entre alunos e escola. Desta maneira, além de abrigar um maior número de crianças, as novas vilas pretendem aumentar a autoestima das crianças através da utilização de técnicas locais, criando uma ponte entre as técnicas vernaculares e um novo modelo de habitação sustentável.
CATEGORIA PROFISSIONAL – EDIFICAÇÃO COMERCIAL
1º LUGAR
NASP – NOVA SEDE ADMINISTRATIVA
Escritório:
Dal Pian Arquitetos
Autor Responsável: Renato Dal Pian
Equipe: Lilian Dal Pian
Cidade: São Paulo/SP
PSG - Edificação profissionalDescrição do Projeto: Com capacidade para abrigar 1800 colaboradores, a Nova Sede Administrativa da Natura São Paulo – NASP – se localiza às margens da Rodovia Anhanguera, a um quilômetro da Marginal Tietê. Em terreno urbano, de topografia variada e áreas densamente vegetadas, o edifício procura se harmonizar funcional e volumetricamente com o Centro de Distribuição existente. Sua implantação criteriosa respeita a geografia e a topografia do lugar, proporcionando a interação seus espaços com a paisagem natural do entorno. O programa se distribui em um edifício, longitudinal e paralelo à face leste do Centro de Distribuição.  Pensado como uma “Torre Horizontal”, concentra, integra e aproxima suas diversas atividades. Reforçando seu caráter gregário, um grande vazio central –“Vazio Integrador”- com jardins escalonados, percorre internamente todos os seus pavimentos. Como acesso principal, uma “Passarela de Recebimento”, suspensa e lançada sobre a vegetação e os taludes existentes, absorve os fluxos de pedestres.
CATEGORIA PROFISSIONAL – EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL
1º LUGAR
RESIDÊNCIA KS
Escritório:
Arquitetos Associados
Autor Responsável: Alexandre Brasil Garcia
Equipe: Paula Zasnicoff Duarte Cardoso da Silva
Cidade: Belo Horizonte/MG
PSG - Edificação residencialDescrição do Projeto: O desejo por privacidade e a consideração das condicionantes ambientais de Natal-RN, quente, úmida e com ventos constantes, orientaram o projeto desta residência, fechada para fora, mas aberta para um grande vazio interno de três pavimentos pelos quais a luz do sol e o vento local circulam livremente. A escolha dos materiais teve como critério a facilidade de execução e adequação para cada tipo de uso: muro de arrimo no subsolo e estrutura principal em concreto armado, cobertura em telhas metálicas termoacústicas e vedações externas alvenaria de blocos cerâmicos maciços e vidros transparentes. O desenho do tijolo como elemento vazado conformam muxarabis capazes de filtrar a luz sol e deixar o vento circular. Na parte superior das fachadas mais extensas criou-se, ainda, uma faixa de circulação de ar permanente e janelas junto ao chão, proporcionando o efeito chaminé. O resultado é um lar com grande variedade de pés-direitos pelos quais o abundante vento local circula livremente.
CATEGORIA PROFISSIONAL – PROJETO INSTITUCIONAL

1º LUGAR
ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ
Escritório:
Estúdio 41 Arquitetura
Autor Responsável: Eron Costin
Equipe: Dario Corrêa Durce, Emerson Vidigal, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa e Martin Kaufer Goic.
Cidade: Curitiba/PR
PSG - destaque sustentabilidadeDescrição do Projeto: Estação Brasileira de pesquisa científica na Antártica. Edifício composto de laboratórios, oficinas, acomodações, áreas técnicas e de suporte ao trabalho das equipes de cientistas e militares da Marinha do Brasil que realizam os trabalhos ao longo do verão antártico.


CATEGORIA PROFISSIONAL – PROJETO COMERCIAL
1º LUGAR
AMATA
Escritório:
Triptyque Architecture
Autora Responsável: Carolina Bueno
Equipe: Pedro Sávio Jobim Pinheiro
Cidade: São Paulo/SP
PSG - projeto comercialDescrição do Projeto: Conhecida como a capital de concreto e aço, a cidade de São Paulo ganhará em breve um edifício totalmente construído em madeira 100% certificada, com garantia de origem e trajetória. Essa é uma iniciativa da empresa florestal brasileira AMATA. Será erguido em um terreno de 1.025 m² localizado na Vila Madalena e terá área total de 4.700 m². Com 13 pavimentos e um conceito mixed-use, o projeto prevê diversas funcionalidades aos espaços, como coworking, coliving. São espaços públicos e privados que interagem com cidade e onde se pode aproveitar dessa nova maneira de viver com mais consciência. Cada 1m³ de madeira reflorestada é capaz de absorver em média uma tonelada de CO² do ambiente, o que vem de encontro com a proposta assinada pelo Brasil durante a 21ª Conferência do Clima (COP 21), realizada em dezembro de 2015, em Paris, que promete florestar 12 milhões de hectares e reduzir em 43% a emissão de gases do efeito estufa até 2030. Essa é uma solução para ajudar a resolver um problema crônico da indústria da construção, que hoje é responsável pela emissão de quase metade do dióxido de carbono do mundo.
CATEGORIA PROFISSIONAL – PROJETO RESIDENCIAL
1º LUGAR
CASA TERRA
Escritório:
Atelier O’Reilly
Autora Responsável: Patricia de Almeida O´Reilly
Equipe: Bruna Hioki e Marianne Araújo Brito
Cidade: Carapicuiba/SP
PSG - projeto residencialDescrição do Projeto: Estabelecemos premissas sustentáveis nas fases de projeto e obra da CASA TERRA considerando a inovação tecnológica conectada a aspectos econômicos, ambientais, sociais e educacionais para todo o ciclo da construção. O projeto contribui com a aplicação de estratégias para a melhora da eficiência acústica, energética e gestão dos recursos naturais. O projeto inova aplicando três sistemas construtivos simultâneos alcançando eficiência sustentável e viabilidade econômica. A associação do sistema construtivo, terra, woodframing e aço contribuiu com a diminuição do custo por m2 construído, tempo de obra, resíduos, melhora da eficiência térmica e acústica, controle da umidade relativa dentro do edifício, qualidade do ar interno, resgate de carbono, impacto no entorno, requalificação e formação de mão de obra especializada. A CASA TERRA propõe uma mudança de paradigma na arquitetura e na construção sustentável no Brasil.
DESTAQUE EM CONFORTO
NASP – NOVA SEDE ADMINISTRATIVA
Escritório:
Dal Pian Arquitetos
Autor Responsável: Renato Dal Pian
Equipe: Lilian Dal Pian
Cidade: São Paulo/SP
DESTAQUE EM INOVAÇÃO
ARENA DA JUVENTUDE
Escritório:
Héctor Vigliecca e Associados
Autor Responsável: Héctor Ernesto Vigliecca Gani
Equipe: Luciene Quel e Ronald Werner Fiedler
Cidade: São Paulo/SP
DESTAQUE EM SUSTENTABILIDADE
ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ
Escritório:
Estúdio 41 Arquitetura
Autor Responsável: Eron Costin
Equipe: Dario Corrêa Durce, Emerson Vidigal, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa e Martin Kaufer Goic.
Cidade: Curitiba/PR
MELHOR PROJETO DA EDIÇÃO

MORADAS INFANTIS – FUNDAÇÃO BRADESCO
Escritório:
Rosenbaum Projetos + Aleph Zero
Autora Responsável: Adriana Benguela
Equipe: Gustavo Utrabo (Aleph Zero), Pedro Lass Duschenes (Aleph Zero) e Marcelo Rosenbaum (Rosenbaum Projetos)
Cidade: São Paulo/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo