Prorrogado prazo de inscrição para seleção do Procel Edifica

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Prorrogado prazo de inscrição para seleção do Procel Edifica

Foi prorrogado o dia 20 de abril, às 17h, o prazo final de inscrições para construtoras e incorporadoras de todo o Brasil participarem da Chamada Pública Procel Edifica 01/2018.
Procel EdificaAs empresas selecionadas receberão serviços de consultoria e assessoria gratuita da Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), para promoção de eficientização energética em projetos de edificações comerciais e/ou residenciais que deverão receber o Selo Procel Edificações.
Para mais informações sobre o edital da chamada pública, acesse: https://www.eletrobras.com/chamadapublicaedifica.
O segmento de edificações é responsável por aproximadamente 50% do total da energia elétrica consumida no país. O Procel Edifica se baseia em três pilares: o potencial eficientização energética para novos projetos de edificações; o potencial de eficientização da operação de edificações existentes; e a aplicação da geração distribuída associada à eficiência energética.
O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente, apoia a iniciativa da Eletrobras e convida suas associadas a participarem desta importante ação.
Selo Procel Edificações
Selo Procel EdificaO Selo Procel Edificações, estabelecido em novembro de 2014, é um instrumento de adesão voluntária que tem por objetivo principal identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. Este é um setor de extrema importância no mercado de energia elétrica, representando cerca de 50% do consumo de eletricidade do País.
Para obter o Selo Procel Edificações, recomenda-se que a edificação seja concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto, ocasião em que é possível obter melhores resultados com menores investimentos, podendo chegar a 50% de economia.
A metodologia de avaliação da conformidade está descrita no Regulamento para Concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações, bem como nos Critérios Técnicos específicos e baseiam-se no Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) e no Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais (RTQ-R) do Programa Brasileiro de Edificações – PBE Edifica.
Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Nas Unidades Habitacionais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água.
O Selo Procel Edificações é outorgado tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída.