Reformar para Mudar define nova agenda

Reformar para Mudar define nova agenda

Reformar para mudar - 20.02.2018Com a reforma da Previdência colocada em segundo plano pela intervenção federal no Rio de Janeiro, o Movimento Reformar para Mudar decidiu adotar uma nova pauta de trabalhos. A partir de sugestões do presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, e de outros presidentes de entidades participantes, o movimento atuará em quatro pontos do pacote econômico proposto em 19 de fevereiro pelo governo: reforma do PIS/Cofins/simplificação tributária; marco legal de licitações e contratos (PL 6814); programa de recuperação e melhoria empresarial das estatais (PL 9215); e distratos (PLS 9215). Uma quinta frente de atuação será em favor da desburocratização e da agilização do licenciamento ambiental.
A atuação se dará por meio de manifestações com embasamento técnico, dirigidas ao governo e aos congressistas. Ao mesmo tempo, será elaborada uma carta de princípios, da qual constarão esses cinco itens e mais a reforma da Previdência, destinada a buscar o compromisso dos candidatos às eleições presidenciais com esses pontos.
Reformar para mudar_3 - 20.02.2018Essas foram as decisões tomadas pelo Reformar para Mudar, em reunião realizada em 20 de fevereiro, na Fiesp. Além de Romeu Ferraz, participaram outras lideranças de entidades, como Luiz França (Abrainc), Flávio Amary e Basilio Jafet (Secovi-SP), Carlos Alberto Auricchio e Newton Cavalieri (Fiesp), Carlos Laurito (Abrainfra), Eduardo Lafraia (Instituto de Engenharia), Livio Giosa (ADVB), Alexandre Tirelli (Sciesp), Murilo Portugal (Aelo), Carlos Roberto Mingione (Sinaenco) e Afonso Mamede (Sobratema), entre outros.
O presidente do SindusCon-SP destacou a importância de se buscar comprometer os candidatos às eleições com as propostas a serem formuladas dentro de cada um dos temas escolhidos. Como exemplo, citou o comprometimento assumido em 2016 pelo então candidato à Prefeitura de São Paulo, João Doria Jr., com a proposta das entidades da construção, de criação de um balcão único de aprovação de projetos de empreendimentos, e que resultou na implementação do Aprova Rápido no final de 2017.
Decidiu-se organizar grupos de trabalho para preparar o embasamento técnico de cada um dos cinco itens. Distratos contará com a participação de Abrainc, SindusCon-SP e Secovi-SP. Marco legal de licitações e contratos terá a participação de SindusCon-SP e Abrainfra. Recuperação e melhoria empresarial das estatais contará com contribuições da Fiesp, que junto com o Secovi-SP também atuará em simplificação tributária. Esta última entidade, junto com o Instituto de Engenharia, elaborará a minuta da carta de princípios.
As sugestões das diversas entidades serão incorporadas nas temáticas escolhidas. Por exemplo, redução do tamanho do Estado para propiciar redução de gastos fará parte do item de recuperação e melhoria empresarial das estatais.
Crédito das fotos: Helcio Nagamine/Fiesp