Regional Bauru participa da realização de workshop de segurança do trabalho

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Regional Bauru participa da realização de workshop de segurança do trabalho

Neste último dia 29 de agosto, Bauru transformou-se na “capital da segurança do trabalho”, com a realização do Workshop Internacional de Engenharia para Atualização em Segurança do Trabalho. O evento, promovido pela Delegacia Regional do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), contou com apoio do SindusCon-SP e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag).
SST BauruTodas as 380 vagas disponíveis foram esgotadas, e deste total, 280 eram destinadas a pessoas fora de Bauru. “É um evento que mostra a força e a pujança da Engenharia do Trabalho”, destacou o presidente interino do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), Edson Navarro.
Um dos destaques foi o a presença do professor da Universidade de Lisboa e formador da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o engenheiro Luís Alves Dias, que veio de Portugal para apresentar, no encontro, a nova norma internacional em sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho ISO 45001, que deve entrar em vigor entre o final deste ano e o início de 2018.
Programa SindusCon–SP de Segurança (PSS)
O SindusCon-SP, ao longo dos anos, também se destaca quando o assunto é segurança do trabalho, desenvolvendo uma multiplicidade de ações relacionadas à temática, objetivando a melhoria da qualidade de vida nos canteiros de obra, buscando a integração, conscientização e homogeneização de informações para o setor da construção civil.
Em 2005, baseado nessas ações e resultados, o SindusCon-SP e o Senai-SP firmaram um convênio para implantar o Programa SindusCon-SP de Segurança, disponibilizando para esse trabalho 11 Técnicos de Segurança, sendo dois na sede e nove distribuídos nas Regionais do SindusCon-SP pelo estado, – programa que inclui Bauru.
Este técnico visita frequentemente as obras, ministra palestras, realiza check list e ainda realiza treinamentos de algumas Normas Regulamentadoras (NRs).
Entre 2015 e 2016 um total de 803.501 foram atendidos em visitas. Neste número se destaca o envolvimento de 1.561 de construção civil. No total, 14.288 canteiros foram visitados.