Regional em São José do Rio Preto abre espaço para treinamento do Sigor

Ester Mendonça

Por Ester Mendonça

Regional em São José do Rio Preto abre espaço para treinamento do Sigor

Representantes de construtoras de São José do Rio Preto participaram de um treinamento teórico e prático sobre o preenchimento eletrônico do Controle de Transporte de Resíduos (CTR), uma das exigências do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor) – Módulo Construção Civil. O encontro foi realizado no auditório da Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto e reuniu também representantes da Cetesb e da Prefeitura Municipal.
O Sigor auxilia no gerenciamento on line das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no estado, desde sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias. O objetivo final do programa é fazer com que os resíduos gerados na construção civil sejam destinados à reciclagem eliminando os descartes ilegais e contribuindo para a não poluição do meio ambiente.
De acordo com o coordenador do Sigor, João Luiz Potenza, da Cetesb de São Paulo, o município de Rio Preto tem se destacado na implantação do programa. Já são mais de 200 construtoras, transportadores e áreas de destinação e cerca de 50 obras cadastradas. Os CTRs gerados pelo Sistema têm sido feitos em papel impresso, o que é permitido, porém, o objetivo futuro do programa é ter todo o controle online. Para isso, é preciso que os envolvidos comecem a fazer também o preenchimento eletrônico do CTR.
“Esta união entre a Cetesb que realiza a orientação, a Prefeitura Municipal, com seus representantes para tirar as dúvidas relativas a detalhes da legislação local, e o SindusCon-SP que nos oferece todo o suporte e infraestrutura, tem sido fundamental para que Rio Preto seja um exemplo na implantação do Sigor em todo o estado”, afirmou Potenza.
Para Germano Hernandes Filho, diretor da Regional do SindusCon-SP em Rio Preto, a participação da entidade neste processo faz parte de um cuidado maior que todos devem ter com a sociedade. “A construção civil tem consciência de seu papel na economia e impacto na sociedade. Precisamos fazer mais com menos, sermos mais produtivos e eficientes, gerando obras com qualidade. Além disso, também devemos produzir a menor quantidade de resíduos e dando seu aproveitamento correto para não impactar o meio ambiente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo