Regional organiza construtoras para debater Plano Diretor em Rio Preto

Ester Mendonça

Por Ester Mendonça

Regional organiza construtoras para debater Plano Diretor em Rio Preto

A Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto está organizando um grupo inicial de cerca de 20 construtoras associadas para acompanhar e influenciar nas mudanças que serão implantadas no Plano Diretor da cidade por meio da Comissão de Desenvolvimento Territorial e Planejamento Urbano. O grupo tem se reunido mensalmente na Regional e está contratando um profissional de urbanismo para acompanhar tecnicamente as discussões e apresentar as sugestões do setor da construção civil.
Plano Diretor em SJRPDe acordo com o diretor da Regional, Germano Hernandes Filho, a união do setor é muito importante para influenciar no planejamento da cidade. “Queremos apresentar propostas que sejam boas para os interesses do setor da construção civil e também boas para o município, para que no futuro a gente tenha uma cidade sustentável, economicamente viável e também com qualidade de vida”, afirma. O diretor lembra ainda que a Regional do SindusCon-SP está aberta a receber outras construtoras que desejam participar do processo.
São várias comissões abrangendo os mais diversos segmentos da sociedade. A partir de janeiro de 2018, e durante todo o ano, as comissões vão se reunir e participar de audiências públicas para formatar as sugestões que serão feitas para o Plano Diretor. O processo de discussão do assunto está sob a coordenação de secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo o secretário Israel Cestari Júnior, esta é uma importante oportunidade para a comunidade debater um assunto de tamanha relevância porque mexe diretamente com o futuro da cidade.
Germano Hernandes Filho diz que este é o momento exato de as empresas do setor opinarem sobre a cidade que querem construir no futuro. “As mudanças impactam diretamente o setor a construção civil. Pela nossa visão e nossa experiência, tanto a entidade quanto as empresas associadas, têm muito a contribuir.”