Regional Rio Preto recebe secretária de Meio Ambiente

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Regional Rio Preto recebe secretária de Meio Ambiente

Secretária de Meio Ambiente na Regional Rio Preto_2Em visita à Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto dia 2 de maio, a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Penteado, explanou à diretoria e associados sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do município.
O SindusCon-SP participou em janeiro da criação e aprovação do regimento interno da ODS e está representado em dois dos quatro eixos temáticos: Econômico e Ambiental (os outros dois são Institucional e Social).
Secretária de Meio Ambiente na Regional Rio PretoA Comissão Municipal para os ODS tem por finalidade internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) em São José do Rio Preto.
No eixo ambiental, o foco é no cuidado com a água, saneamento básico e a gestão de resíduos gerados pela construção civil. Já em relação ao desenvolvimento econômico da cidade, a preocupação do sindicato é em relação aos rumos que a cidade tomará num futuro próximo.
Compete à Comissão Municipal para os ODS:
– elaborar plano de ação para implementação da Agenda 2030;
– propor estratégias, instrumentos, ações e programas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS;
– acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos ODS e elaborar relatórios periódicos; elaborar subsídios para discussões sobre o desenvolvimento sustentável em fóruns municipais, estaduais e nacional;
– identificar, sistematizar e divulgar boas práticas e iniciativas que colaborem para o alcance dos ODS; e
– promover a articulação com órgãos e entidades públicas para a disseminação e a implementação dos ODS nos níveis municipal, estadual e federal, além de sugerir a elaboração e atualização das políticas públicas do município.
Meio Ambiente
Ao fim do encontro, a secretária se colocou à disposição dos empresários para ouvir as demandas do setor relativas à sua pasta e convidou as empresas a apoiarem a Semana Integrada de Meio Ambiente que acontecerá no início de junho.
Regimento interno dos ODS é aprovado e GTs são formados