SindusCon-SP promove workshop sobre áreas contaminadas em parceria com a Cetesb em Sorocaba

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Com a proposta de divulgar as novas diretrizes Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre os procedimento para a proteção da qualidade do solo e das águas subterrâneas, a Regional do SindusCon-SP em Sorocaba e a Cetesb promovem no próximo dia 31 de agosto, às 8h30, o Workshop Técnico “Áreas contaminadas”.
Voltado a empresas ligadas às atividades da construção civil, incorporação, projetos e áreas contaminadas, Prefeituras, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Universidades, profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e sustentabilidade, o workshop irá detalhar a Decisão de Diretoria 038/2017/C, de 7 fevereiro de 2017 da Cetesb, que dispõe sobre a aprovação do “Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas”, da revisão do “Procedimento para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas” e estabelece “Diretrizes para Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Âmbito do Licenciamento Ambiental”.
Novos procedimentos
O worshop será comandando pelo Engenheiro do Setor de Avaliação e Auditoria de Áreas Contaminadas da Cetesb, Rodrigo Cunha, que falará sobre a aprovação do procedimento para a proteção da qualidade do solo e das águas subterrâneas e da revisão, das diretrizes e do procedimento para o gerenciamento de áreas contaminadas no âmbito do licenciamento ambiental da Cetesb.
Segundo ele, com as novas diretrizes, a atuação da Cetesb será ainda mais rigorosa. “As diretrizes aprovadas no início deste ano amplia o rigor na fiscalização e majora os valores das multas. Situações onde antes era dada uma advertência, com a nova diretriz a companhia já pode aplicar multas. Por esta razão, é importante que profissionais, empresas e o poder público que atuam nesta área participem deste evento para saber quais são as novas regras”, explica.
A programação será aberta às 8h30 pelo diretor da Regional do SindusCon-SP em Sorocaba, Elias Stefan Júnior. Em seguida, fala ao público o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, Geraldo do Amaral Filho. Às 9h acontece a palestra “Aplicação da Decisão de Diretoria 38/2017 Cetesb no setor da construção civil”, ministrada por Rodrigo Cunha.
O workshop contará ainda com palestra da Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, apresentação de cases da área e debates.
O evento acontece na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP Sorocaba (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 – Alto da Boa Vista).
Workshop Técnico Áreas contaminadas
Data: 31 de agosto, das 8h às 12h40
Local: Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP Sorocaba
Endereço: Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 – Alto da Boa Vista