Custo da construção paulista tem alta de 0,15% em outubro, afirma SindusCon-SP

06/11/2018 15:58:12

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do estado de São Paulo registrou alta de 0,15% em outubro na comparação com o mês anterior. Em 12 meses a alta é de 3,21%.

De acordo com o SindusCon-SP, responsável pelo levantamento, o CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.367,59 por metro quadrado no período.

Dentro da composição do indicador, os custos médios com mão de obra representaram 60,87%, materiais, 35,96% e despesas administrativas 3,17%.

Custos dos insumos
Em outubro, dos itens que compõem o CUB, quatro tiveram variação positiva maior que IGP-M (0,89%): emulsão asfáltica com elastômero para impermeabilização (2,08%), tinta látex branca PVA (1,55%), placa de gesso para forro sem colocação (1,33%) e bloco de concreto 19x19x39cm (0,96%).

Dos itens que têm maior influência no CUB houve alta no aço CA-50 Ø 10 mm (0,49%), e no concreto FCK=25 Mpa (0,40%). Já o cimento CPE-32 saco 50 kg teve baixa de 0,35%.

Com desoneração
Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos a alta foi de 0,16% em outubro na comparação com setembro, totalizando R$ 1.268,15 por metro quadrado. Em 12 meses, o indicador registra alta de 3,36%.

Na mesma base de comparação, foi registrada participação de 57,80% nos custos de mão de obra, 38,78% de materiais e 3,42% em despesas administrativas.

Custo Unitário Básico (CUB)
Calculado pelo SindusCon-SP e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Custo Unitário Básico (CUB) é o índice oficial que reflete a variação dos custos mensais das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa mais de 1.400 construtoras associadas de diferentes portes em todo o estado. A construção paulista representa 26,5% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4,9% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Assessoria de imprensa SindusCon-SP
Enzo Bertolini