PIB da construção cresce no terceiro trimestre, mas mantém queda no acumulado do ano

30/11/2018 12:00:10

O Produto Interno Bruto (PIB) da Construção cresceu 0,7% no terceiro trimestre de 2018, em comparação com o segundo trimestre. No entanto, na comparação com o mesmo período de 2017, houve queda, de 0,1%. E no acumulado do ano de 2018, também houve redução: -2,6%.

Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, os resultados do PIB da Construção divulgados em 30 de novembro pelo IBGE refletem a redução da atividade do setor devida à retração dos investimentos pelo quarto ano consecutivo. “A Construção sofreu mais uma vez com a falta de segurança em relação aos rumos da economia, a paralisação no avanço das reformas decorrente da crise política e a incerteza reinante no período eleitoral”, analisa.

Entretanto, segundo José Romeu as perspectivas para 2019 são melhores para o segmento imobiliário. Segundo o IBGE, o PIB das Atividades Imobiliárias cresceu 1% no terceiro trimestre, comparado ao segundo. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,2%. E no acumulado do ano de 2018, houve aumento de 3%. “O aumento de lançamentos de empreendimentos imobiliários se traduzirá em mais obras na construção em 2019”, afirma Romeu Ferraz.

Outro dado positivo foi o desempenho da Formação Bruta de Capital Fixo, destaca o presidente do SindusCon-SP. Este indicador cresceu 7,8% no terceiro trimestre de 2018. Segundo o IBGE, o aumento foi motivado principalmente pela incorporação de bens destinados à indústria de óleo e gás decorrente de modificações no regime Repetro. Com isso, a Taxa de Investimentos elevou-se, situando em 16,9% do PIB no terceiro trimestre.

“A expectativa é de que esta taxa siga se elevando, por estar ainda em um patamar muito reduzido”, comenta Romeu Ferraz. “A equipe econômica do governo eleito sinaliza tempos favoráveis ao investimento, o que certamente voltará a elevar a atividade da construção.”

Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa mais de 1.400 construtoras associadas de diferentes portes em todo o estado. A construção paulista representa 26,5% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4,9% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Assessoria de imprensa SindusCon-SP
Enzo Bertolini