PIB da construção cresce no terceiro trimestre, mas mantém queda no acumulado do ano

Rafael Marko

Por Rafael Marko

PIB da construção cresce no terceiro trimestre, mas mantém queda no acumulado do ano

O Produto Interno Bruto (PIB) da Construção cresceu 0,7% no terceiro trimestre de 2018, em comparação com o segundo trimestre. No entanto, na comparação com o mesmo período de 2017, houve queda, de 0,1%. E no acumulado do ano de 2018, também houve redução: -2,6%.
Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, os resultados do PIB da Construção divulgados em 30 de novembro pelo IBGE refletem a redução da atividade do setor devida à retração dos investimentos pelo quarto ano consecutivo. “A Construção sofreu mais uma vez com a falta de segurança em relação aos rumos da economia, a paralisação no avanço das reformas decorrente da crise política e a incerteza reinante no período eleitoral”, analisa.
Entretanto, segundo José Romeu as perspectivas para 2019 são melhores para o segmento imobiliário. Segundo o IBGE, o PIB das Atividades Imobiliárias cresceu 1% no terceiro trimestre, comparado ao segundo. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,2%. E no acumulado do ano de 2018, houve aumento de 3%. “O aumento de lançamentos de empreendimentos imobiliários se traduzirá em mais obras na construção em 2019”, afirma Romeu Ferraz.
Outro dado positivo foi o desempenho da Formação Bruta de Capital Fixo, destaca o presidente do SindusCon-SP. Este indicador cresceu 7,8% no terceiro trimestre de 2018. Segundo o IBGE, o aumento foi motivado principalmente pela incorporação de bens destinados à indústria de óleo e gás decorrente de modificações no regime Repetro. Com isso, a Taxa de Investimentos elevou-se, situando em 16,9% do PIB no terceiro trimestre.
“A expectativa é de que esta taxa siga se elevando, por estar ainda em um patamar muito reduzido”, comenta Romeu Ferraz. “A equipe econômica do governo eleito sinaliza tempos favoráveis ao investimento, o que certamente voltará a elevar a atividade da construção.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo