CUB paulista registra alta de 0,04% em novembro, a sétima consecutiva

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

CUB paulista registra alta de 0,04% em novembro, a sétima consecutiva

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do estado de São Paulo registrou alta  de 0,04% em novembro na comparação com o mês anterior. Esta é a sétima elevação seguida no indicador. De acordo com o SindusCon-SP, o CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.325,62 por metro quadrado no período. Em 12 meses a alta é de 2,31%.
Dentro da composição do indicador, os custos médios com mão de obra representaram 61,71%, materiais, 35,07% e despesas administrativas 3,22%.
Com desoneração
Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos a alta foi de 0,04% no CUB na comparação com outubro, totalizando R$ 1.227,50 por metro quadrado. Em 12 meses, o indicador registra alta de 2,21%.
Na mesma base de comparação, foi registrada participação de 58,65% nos custos de mão de obra, 37,87% de materiais e 3,48% em despesas administrativas.
Custos dos insumos
Em novembro, quatro itens que compõem o CUB registraram variação positiva maior que o IGP-M (0,52%). As maiores elevações foram registro de pressão cromado Ø=1,27cm (1,77%) e chapa compensado plastificado 18mm (0,80%).
Entre os materiais de maior relevância para o cálculo do CUB, todos registraram alta: concreto FCK=25 MPa (0,51%), aço CA-50 Ø 10 mm (0,28%) e cimento CPE-32 saco 50 kg (0,27%).
Custo Unitário Básico (CUB)
Calculado pelo SindusCon-SP e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Custo Unitário Básico (CUB)  é o índice oficial que reflete a variação dos custos mensais das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.