SindusCon-SP: Emprego na construção brasileira cresceu 0,56% em julho

21/09/2018 14:00:59

O nível de emprego na construção civil brasileira registrou alta de 0,56% em julho na comparação com junho. Foram realizadas 13.108 contratações, o que levou o estoque de trabalhadores para 2.345.934. Na comparação com julho de 2017, houve queda de 1,23% (-29.229).

Ao se desconsiderar os efeitos sazonais*, o emprego registrou variação de 0,004% em julho na comparação com maio (86).

Os dados são da pesquisa realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

“Os dados indicando elevação do nível de emprego no mês devem ser tomados com cautela, porque se forem dessazonalizados, indicam estabilidade do emprego na construção no país e queda no Estado de São Paulo”, afirma José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP.

“Melhoras pontuais foram observadas tanto em edificações como em obras de infraestrutura, mas tanto no acumulado do ano como na comparação de 12 meses, ainda seguimos em declínio”, observou.

Segmentação
Em julho, na comparação com junho, quase todos os seguimentos registraram alta, sendo as maiores em: Engenharia e Arquitetura (1,48%), Infraestrutura (0,78%) e Preparação de terreno (0,73%). A exceção foi Incorporação de imóveis com variação de 0,02%.

Na análise de 12 meses, houve queda em quase todos os segmentos, exceto Engenharia e Arquitetura (4,83%) e Obras de instalação (1,31%). As maiores baixas foram em Obras de acabamento (-3,38%), Imobiliário (-3,04%) e Incorporação de imóveis (-2,98%).

Por regiões do Brasil
Na estratificação por regiões, os resultados de julho na comparação com o mês anterior mostram elevação do emprego em todas as regiões.

Emprego BR - 07.2018**Os dados da tabela consideram os fatores sazonais

Estado de São Paulo
Em julho houve variação positiva de 0,08% no emprego em relação ao mês anterior (543 contratações). O estoque de trabalhadores foi de 645,0 mil em junho para 645,5 mil, recuperando a perda do mês anterior. Em 12 meses, porém, o acumulado negativo chegou a -16.288 (-2,46%). Desconsiderando a sazonalidade**, houve queda de 0,21% (-1.351 vagas).

Na comparação com o mês anterior, apresentaram alta os segmentos Engenharia e Arquitetura (1,07%), Incorporação de imóveis (0,34%) e Preparação de terreno (0,14%). Utilizando a mesma base de comparação, registraram queda os seguimentos Obras de instalação (-0,25%), Infraestrutura (-0,09%) e Imobiliário (-0,05%).

Na capital paulista, que responde por 43% do total de empregos no setor no estado, houve alta de 0,08% em julho em relação ao mês anterior (213 vagas). Em 12 meses, São Paulo registra retração de -2,55% (-7.312 vagas).

Entre as Regionais do SindusCon-SP as maiores altas foram São José do Rio Preto (1,42%), Ribeirão Preto (0,88%) e Santo André (0,68%). As baixas mais acentuadas se registraram em Campinas (-0,34%) e São José dos Campos (-0,32%).

Emprego Regionais - 07.2018

*A dessazonalização é um tratamento estatístico que tem como objetivo retirar efeitos que tipicamente acontecem em um mesmo período do ano.

Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa mais de 1.400 construtoras associadas de diferentes portes em todo o estado. A construção paulista representa 26,5% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4,9% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Assessoria de imprensa SindusCon-SP
Enzo Bertolini