SindusCon-SP muda projeção e agora prevê queda no PIB do setor em 2018

18/09/2018 13:35:48

Frente aos resultados apresentados pela economia até o momento, o SindusCon-SP (Sindicato da Construção) reviu sua projeção do Produto Interno Bruto (PIB) da construção setor para 2018.

Anteriormente, havia a expectativa de um crescimento de 0,5% para este ano. Agora, dois cenários se delineiam. Se o PIB nacional crescer 1,4%, o da construção deverá cair -0,6%. E se o PIB nacional evoluir apenas 1,1%, o da construção deverá registrar -1%. Estas novas projeções foram calculadas pela Fundação Getulio Vargas para o SindusCon-SP.

“O cenário dos últimos meses, agravado pela incerteza eleitoral, contribuiu decisivamente para que não se resgatasse a confiança dos investidores, revertendo a expectativa de que a construção voltaria a crescer em 2018″, comenta o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.

Alguns fatores que impactaram o cenário ao longo do ano estão:

– a produção da indústria de materiais cresceu após a greve dos caminhoneiros, mas não voltou ao nível anterior;

– as expectativas dos empresários do setor em relação ao desempenho da construção nos próximos meses declinaram;

– o aumento em lançamentos e vendas no segmento imobiliário somente mostrará resultados na atividade da construção no ano que vem; e

– a persistência do alto grau de incerteza com o quadro eleitoral tolhe investimentos.

Segundo dados do IBGE, a produção de materiais caiu 4,8% no segundo trimestre, em relação ao primeiro, com uma variação acumulada no primeiro semestre de apenas 1,2%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os dados do instituto mostram ainda que o número de pessoas ocupadas na construção, de 6,5 milhões no primeiro semestre, caiu 3,3% em relação ao primeiro semestre de 2017, mostrando que o setor informal não está puxando o PIB da construção para cima, como se esperava.

Segundo pesquisa do SindusCon-SP, o emprego segue caindo em todos os segmentos, exceto em Engenharia e Arquitetura, o que mostra demanda maior apenas por projetos. Assim, a previsão do desempenho do nível de emprego formal no setor para este ano continua apontando uma queda de 2,9%.

Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa mais de 1.400 construtoras associadas de diferentes portes em todo o estado. A construção paulista representa 26,5% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4,9% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Assessoria de imprensa SindusCon-SP

Enzo Bertolini