SindusCon-SP: PIB da Construção caiu 7% em um ano

01/09/2017 10:25:02

O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria da construção caiu 7% no segundo trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período em 2016, pior desempenho entre todos os setores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No semestre em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 6,6%. Na comparação com o trimestre anterior o resultado foi redução de 2%.

Para o vice-presidente de Economia do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Eduardo Zaidan, estes números dão uma dimensão do quadro dramático vivido pelo setor. “A construção vive seu pior período em décadas. E a julgar pela queda nos investimentos, não há expectativa de melhora no curto prazo.”

A Formação Bruta de Capital Fixo foi reduzida em 6,5% no segundo trimestre de 2017 em comparação com o mesmo trimestre de 2016, levando a Taxa de Investimentos a meros 15,5% do PIB. “O endividamento público está explosivo e isso influencia a retração persistente dos investimentos de longo prazo. Sem as reformas necessárias, que direcionem a economia a um consistente equilíbrio fiscal, auxiliado por medidas microeconômicas que aumentem a produtividade, a tendência é o cenário se agravar.”

O vice-presidente do SindusCon-SP ressalta ainda que a indicação do governo de corte de 90% do orçamento do PAC para investimentos em 2018 aponta para uma perspectiva negativa. “A confiança dos investidores permanece abalada e nos deixa em um ciclo de fatos ruins.”

Segundo dados do SindusCon-SP, o estoque de trabalhadores da construção foi de 3,57 milhões em outubro de 2014 para 2,457 milhões em junho de 2017.

Sobre o SindusCon-SP
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa 400 construtoras associadas e 15 mil filiadas em todo o estado. A construção paulista representa 26,5% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4,9% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Assessoria de imprensa SindusCon-SP
Enzo Bertolini