Seconci-SP faz balanço positivo de 2015, com aumento de 9% no nível de emprego

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Seconci-SP faz balanço positivo de 2015, com aumento de 9% no nível de emprego

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) realizou seu encontro com a imprensa nesta terça-feira (15). Segundo dados divulgados, a entidade realizou 8,7 milhões de atendimentos em saúde, odontologia e serviço social no estado de São Paulo – novo recorde. A marca é 9% superior a de 2014. A entidade investiu R$ 2,5 milhões em novos equipamentos e melhorias, 100% a mais que o R$ 1,25 milhão investido no ano passado.
De acordo com o presidente do Seconci-SP, Sergio Porto, a entidade encerra 2015 com um quadro de 11,2 mil colaboradores, dos quais cerca de 3 mil médicos e dentistas – aumento de 9% comparado aos 10,3 mil postos de trabalho que detinha em 2014. Também o número de unidades de saúde sob administração do Seconci-SP, próprias ou da rede pública de saúde, aumentou de 81 em 2014 para 98 em 2015.
Em suas 13 unidades próprias na capital, litoral e interior paulista, a entidade prevê encerrar 2015 com aproximadamente 2,131 milhões de atendimentos oferecidos aos trabalhadores da construção civil e seus familiares, aumento de 6,5% ante 2 milhões realizados no ano anterior. Os números incluem: atendimentos médicos e odontológicos; procedimentos ambulatoriais e odontológicos; exames laboratoriais, de imagem e de métodos gráficos; e atendimentos de equipes de apoio (fonoaudiologia, nutrição, serviço social, enfermagem e fisioterapia).
Entre os principais investimentos de 2015, destaque para as inaugurações das novas unidades em Bauru e Mogi das Cruzes (SP), ampliando a prestação de serviços essenciais para os quase 40 mil trabalhadores em ambas as cidades.
Além disso, as construtoras passaram a contar com uma gama de treinamentos, palestras e serviços de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho. As demais unidades próprias do Seconci-SP estão localizadas na capital paulista, ABC, Campinas, Cubatão, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Riviera de São Lourenço, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.
Outro investimento foi a aquisição de mais uma Unidade Móvel Odontológica, veículo que leva atendimento dentário e provoca reflexões sobre os cuidados com a saúde bucal diretamente nos canteiros de obras. Com o serviço é possível detalhar qual a necessidade de tratamento e conhecer a condição de saúde bucal dos trabalhadores. Além disso, novos equipamentos foram adquiridos para ampliar a capacidade de atendimento, entre outras séries de melhorias.
“Mesmo diante da crise econômica e na perspectiva de aumento da demanda, o Seconci-SP estruturou-se para manter no próximo ano todos os serviços oferecidos em 2015. Está  prevista a construção da nova unidade de Campinas, com 1.200 m² e orçamento de R$ 5 milhões, que possibilitará a ampliação do atendimento naquela região em 2017”, anuncia o presidente da entidade.
Ainda segundo Porto, em 2016 o setor da população que está saindo dos planos de saúde privados devido à crise econômica deverá demandar cada vez mais os serviços da rede pública. “A boa notícia é que tanto o governo do estado como a Prefeitura da capital estão buscando garantir recursos para suprir esta demanda adicional. Com isso, as unidades de saúde públicas administradas pelo Seconci-SP deverão seguir realizando normalmente os atendimentos à população”, informou Porto.
Da mesma forma, a expectativa do Seconci-SP é de que o atendimento da entidade aos trabalhadores da construção civil não deverá ser afetado. “Ao contrário, estamos estudando como poderemos dar alguma assistência também ao crescente número de desempregados do setor”, informou o presidente. “Paralelamente, os serviços de Medicina e Segurança do Trabalho da entidade estão sendo oferecidos a empresas de outros setores da economia”, disse.