Seconci-SP inaugura sede própria em Sorocaba

Seconci-SP inaugura sede própria em Sorocaba

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) inaugurou a sede própria de sua Unidade Sorocaba em 20 de dezembro. Ao discursar, o presidente da entidade, Sergio Porto, chamou a atenção para a relação estreita entre a construção civil e a responsabilidade social. “Nós engenheiros construímos moradias, escolas, hospitais e as entidades como o Seconci-SP se dedicam justamente à filantropia e à promoção social”, afirmou.
??????????A solenidade contou com a presença de 280 pessoas, entre as quais o chefe de gabinete da Prefeitura de Sorocaba, Alexandre Robim, representando o prefeito José Caldini Crespo; o presidente da Câmara Municipal local, Rodrigo Manganhoto; a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto; os presidentes do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto; do Secovi-SP, Flávio Amary; do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro Araujo, e dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção de Sorocaba, Vitorino Gabriel, e de Piracicaba, Milton Costa.
Pelo SindusCon-SP, compareceram os vice-presidentes Francisco de Antunes Vasconcellos Neto, Haruo Ishikawa (também presidente eleito do Seconci-SP), Maristela Honda (também vice-presidente eleita do Seconci-SP), José Edgard Camolese, Luiz Claudio Amoroso e Ricardo Beschizza; os diretores regionais Elias Stefan e Mário Cézar de Barros, e o conselheiro Roberto José Falcão Bauer.
??????????Sergio Porto, que também representa o SindusCon-SP junto à Fiesp, destacou a importância de uma atuação sindical voltada à responsabilidade social. “Imaginem como seria o país se cada um dos sindicatos patronais fizessem ações sociais como Seconci-SP. Fazer o bem faz bem”, assinalou.
Sindicato forte
Em seu pronunciamento, o presidente do SindusCon-SP agradeceu o apoio do Seconci-SP no momento em que as entidades sindicais já não contam com a contribuição sindical compulsória. “O SindusCon-SP está se renovando, ampliando seu quadro associativo, e o Seconci-SP tem nos ajudado muito. Nosso sindicato foi um dos primeiros a posicionar-se contra o obrigatoriedade do imposto sindical e este é o momento de mostrarmos ao país que as entidades fortes e representativas sobreviverão”, afirmou Romeu Ferraz.
Amary, do Secovi-SP, comentou positivamente a fala de Romeu Ferraz. “Estou incentivando todas as construtoras a se associarem ao SindusCon-SP, um exemplo para todo o setor”, disse.
Homenagem
Encerrando sua gestão na presidência do Seconci-SP, Porto foi homenageado com uma salva de prata por Maristela Honda, que o considerou “um empresário de muita visão, preocupado com a responsabilidade social”. Segundo ela, este atributo é fundamental: “Se cada um fizer sua parte, o Brasil vai melhorar”.
Haruo Ishikawa destacou as características do Seconci-SP, “entidade filantrópica e sem fins lucrativos que realiza investimento social privado na construção civil e investimento social público na administração das unidades de saúde do Estado e da Prefeitura de São Paulo”. Segundo o vice-presidente, “a construção civil tem que fazer o bem, gerar emprego e cuidar da saúde do trabalhador”.
Manganhoto, presidente da Câmara, e Robim, chefe de gabinete da Prefeitura, destacaram a atuação do Seconci-SP “em um setor tão importante para o país como a construção civil”, segundo este último.
Sede própria
Localizada à av. General Osório, 391, a sede própria da Unidade Sorocaba do Seconci-SP tem área total de 700 m² e permitirá a ampliação do atendimento aos 75 mil trabalhadores da construção da região e seus familiares, que contarão com os serviços de saúde, segurança do trabalho e assistência social oferecidos pela instituição.
Serão beneficiadas mais de 150 empresas locais contribuintes à entidade. O  corpo clínico conta com diversas especialidades, como cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria.
Os trabalhadores e seus familiares poderão realizar exames complementares de análises clínicas, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço.
A nova unidade contará ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, atendimento para emissão de atestados de saúde ocupacional, e realização dos programas de saúde e segurança do trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.
O prédio segue padrão de construções sustentáveis, com a iluminação em LED, a utilização de água de reuso para limpeza e jardinagem e a energia solar para áreas especiais.