Seconci-SP oferece mais que atendimento ambulatorial

Seconci-SP oferece mais que atendimento ambulatorial

As construtoras podem e devem utilizar mais todos os serviços oferecidos pelo Seconci-SP (Serviço Social da Construção) aos quais têm direito mediante a contribuição mensal de 1% da folha de pagamento.
IMG_0277Esta foi a principal mensagem transmitida pela gerente de Relações com o Mercado do Seconci-SP, Flávia Coelho, no Lab Técnico realizado pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP, em sua reunião em 17 de maio.
Flávia mostrou que o Seconci-SP oferece muito além de consultas médicas em mais de 20 especialidades e odontológicas. As empresas contribuintes têm direito a centenas de exames realizados no Laboratório de Análises Clínicas certificado da entidade, além de outros 18 tipos de exames e diversos serviços sociais, como: orientações e grupos de apoio de prevenção a drogas, nutrição, planejamento familiar etc.
Além disso, a entidade oferece opcionalmente atendimentos odontológicos e de vacinação nos canteiros de obras; desenvolve campanhas customizadas de prevenção a obesidade, hipertensão, diabetes e outros temas que a construtora deseje tratar; instala consultórios médicos e odontológicos nos canteiros e oferece palestras sobre uma série de temas relacionados à saúde e à qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares.
Segundo a gerente, outro serviço oferecido opcionalmente é uma assessoria completa no atendimento às 35 Normas Regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho, com treinamentos, expedição de laudos e desenvolvimento dos programas requeridos (PCMSO, PPRA, PCA, PPR, PCMAT, LTCAT etc.). O Seconci-SP também está preparado para assessorar as empresas nas informações que deverão ser prestadas ao eSocial.
Adicionalmente, prosseguiu Flávia, a entidade realiza diversas pesquisas e estudos para orientar os empresários sobre motivos de afastamentos médicos, redução do absenteísmo e inserção segura das Pessoas com Deficiência nos canteiros de obras. Ela ainda convidou as empresas a participarem de um Grupo de Trabalho que está levantando indicadores sobre custos direitos e indiretos de acidentes de trabalho.
A gerente esclareceu que o Seconci-SP não tem hospitais próprios, mas administra hospitais, ambulatórios e outros serviços das redes públicas de saúde do Estado e do Município de São Paulo, na qualidade de Organização Social de Saúde.
IMG_0250Diversos membros do CTQ deram depoimentos positivos sobre os benefícios que receberam do atendimento de seus trabalhadores proporcionado pelo Seconci-SP. Um dos testemunhos deu conta de que a empresa aperfeiçoou seus procedimentos de segurança do trabalho, depois de ter participado do Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho. Flávia informou que as inscrições para este prêmio, que reconhece as melhores práticas em SST, estão abertas e se encerrarão em 15 de junho.
IMG_0285
Na reunião, o coordenador do CTQ, Renato Genioli, informou que o próximo Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais, em data a ser definida, será de dia inteiro e deverá abordar temas como energia fotovoltaica, reuso de água, uso de kits elétricos e questões do Código de Obras do município de São Paulo, como uso de energia solar, drenagem e ventilação.
Genioli também informou que em 6 de junho haverá um evento conjunto do SindusCon-SP com o Secovi-SP e o Ibape-SP, voltado à sinergia entre construtoras, incorporadoras, peritos e condomínios.
Ainda haverá um evento, o 1º Special Day, PMI & Secovi-SP, com o apoio do SindusCon-SP. Originalmente previsto para acontecer em 28 de maio, ele foi transferido para 3 de agosto.
Também foram relatados os andamentos dos Grupos de Trabalho do CTQ sobre produtividade nas obras e cuidados no pós-obra, além da posição de diversas normas técnicas na ABNT.