SindusCon-SP apresenta propostas para o Arco Pinheiros

SindusCon-SP apresenta propostas para o Arco Pinheiros

O SindusCon-SP apresentou quatro sugestões para o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) do Arco Pinheiros, na 52ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Política Urbana, em 30 de outubro, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento. As propostas foram apresentadas por Daniela Ferrari Toscano de Brito, integrante do Comitê de Habitação Popular do sindicato. Ela participou do encontro, acompanhada do gerente de Produção e Mercado, Elcio Sigolo.
As sugestões apresentadas pelo SindusCon-SP foram as seguintes:

• Encontrar e propor mais território em ZEIS 3, principalmente no setor Jaguaré, que tem muitos galpões subutilizados;
  • Propor mecanismo de transferência de potencial construtivo e atendimento de cota de solidariedade por terceiros para instrumento negociável em mercado secundário; por exemplo, um Cepac para incentivar outros usos fora ZEIS a empreender HIS, principalmente no setor Jaguaré, no entorno das ZEIS 1 existentes;
  • Prever atualização do mapa cadastral de arruamento e revisão dos decretos de oficialização de viários não executados no entorno das linhas férreas obsoletas, pois estas ruas não executadas não ajudam na mobilidade nem liberam gabarito nos terrenos na envoltória, restringindo ocupação e adensamento;
  • Prever que o corredor da Politécnica extrapole o limite do PIU e vá até a Raposo Tavares, melhorando assim o acesso à Região Metropolitana de São Paulo por aquela rodovia e regiões do Rio Pequeno.

O prazo-limite para a apresentação de propostas ao PIU do Arco Pinheiros é 1º de novembro. O SindusCon-SP é representado na CMPU pelo vice-presidente de Imobiliário, Odair Senra (titular) e por Daniela Ferrari Toscano de Brito (suplente), que além de integrar o Comitê de Habitação Popular também participa do Comitê de Tecnologia e Qualidade da entidade.