SindusCon-SP destaca importância da contribuição negocial

SindusCon-SP destaca importância da contribuição negocial

A importância da contribuição negocial confederativa para os sindicatos de empregadores e trabalhadores foi destacada por Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, na abertura do Seminário 25 Anos de Tripartismo na NR-18, em 30 de maio, que lotou o auditório da Fundacentro.
“É importante termos sindicatos fortes e representativos que celebrem convenções coletivas e prestem serviços às suas categorias. As entidades têm custos e, com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, a contribuição negocial tornou-se relevante para a sobrevivência dos sindicatos”, comentou o vice-presidente do SindusCon-SP, que participou do evento representando o presidente desta entidade.
Ishikawa afirmou que o tripartismo, reunindo trabalhadores, empregadores e governo na elaboração e atualização da NR-18 (Norma Regulamentadora de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), “é benéfico para o desenvolvimento econômico e social do país”.
Ishikawa enumerou os princípios que a seu ver precisam nortear o tripartismo: buscar o consenso (“ouvir as outras partes e buscar soluções que atendam a todos”); livrar-se de preconceitos (“fazer das nossas diferenças uma forma de enriquecer o processo, e não de travar a elaboração e a atualização da NR-18”); e fazer o bem de forma realista e viável (“disposição das partes em se abrir a novas perspectivas e pontos de vista”).
“No que depender do SindusCon-SP e do Serviço Social da Construção (Seconci-SP), sempre estaremos na linha de frente do aperfeiçoamento da NR-18, dentro dos princípios do tripartismo transparente e equilibrado”, afirmou.
Também participaram da abertura a presidente da Fundacentro, Leonice de Paz, e o ex-secretário do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST), Jófilo Lima, homenageado por ter sido um dos articuladores da NR-18. Lima elogiou a atuação do SindusCon-SP na elaboração da norma, citando o envolvimento de Ishikawa e do ex-presidente Artur Quaresma Filho na questão.
O evento foi realizado pelo Instituto Trabalho e Vida, com apoio do Seconci-SP, entidade presidida pelo vice-presidente do SindusCon-SP, que também coordena a bancada empresarial da Comissão Permanente Nacional da NR-18.