SindusCon-SP e GVces apresentam diagnóstico de sustentabilidade

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

SindusCon-SP e GVces apresentam diagnóstico de sustentabilidade

Em reunião realizada dia 20 de fevereiro, o SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente, e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) apresentaram o relatório final dos resultados do Diagnóstico Base do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para empresas do setor de construção civil com foco em edificações.
Realizado entre abril e outubro de 2017, o grupo de trabalho reuniu cinco empresas associadas do SindusCon-SP (Cyrela, Gafisa, MRV, Sinco Engenharia e Tegra Incorporadora) para avaliar a situação em termos de sustentabilidade empresarial e, com essa base, identificar desafios e oportunidades para seu avanço no tema.
A análise inclui a discussão das sete dimensões do questionário ISE (Ambiental, Econômico-Financeira, Geral, Governança Corporativa, Mudança do Clima, Natureza do Produto e Social), subdivididas em 71 indicadores, e também a perspectiva transversal sobre cinco eixos temáticos considerados pelas empresas especialmente relevantes para o seu setor: Integridade e Transparência; Gestão Ambiental; Saúde e Segurança do Trabalhador; Cadeia de Valor e Relacionamento com a Comunidade.
IMG_7296“O SindusCon-SP atua para conectar as várias frentes ambientais da construção para promover melhorias sustentáveis ao setor”, explicou o vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto. “Esta ação é o primeiro passo para mudanças mais profundas nas empresas.”
O relatório conclui, em síntese, que as empresas do grupo de trabalho – e, possivelmente, o próprio setor – poderiam se beneficiar fortemente ao adotar algumas medidas que, simultaneamente, trarão importantes benefícios para a sociedade e para seus próprios negócios, tanto em termos operacionais como estratégicos.
Para Aron Belinky, coordenador do Programa de Produção e Consumo Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), “estas empresas são pioneiras e saem na frente na busca pela excelência em performance sustentável”.
O SindusCon-SP e o GVces esperam que a partir dos dados identificados nesse relatório tanto as empresas participantes quanto outras do setor encontrem informações que as apoiem na incorporação de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) em suas estratégias e processos de gestão.
IMG_7219Participaram da reunião, Yorki Stefan (Conx Construtora), Michel Christensen, Roberto Pastor Junior e Ana Rocha Melhado (Trisul), José Luiz Esteves Fonseca (MRV), Luis Felipe Colaço (Cyrela), Daniela Ferrari (Tenda), Rodrigo Hamasaki e Guilherme Sartori (Gafisa), Leandro de Cicco e João Paulo A. Figueiredo (Sinco Engenharia), Angel Ibañez, Luiz Carlos de Abreu Junior e Djanio Souza (Tegra), Alexandre Luis de Oliveira (India), Alexandre Miyake e Aron Belinky (GVces), Rebeca Abreu (B3), Vanessa Dias, Lilian Sarrouf, Fabio Villas-Bôas e Francisco Antunes de Vasconcellos Neto (SindusCon-SP).
O que é o ISE?
Iniciado em 2005, como uma iniciativa pioneira em nível mundial, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE) busca contribuir para a criação de um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade social das corporações. Trata-se de uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em aspectos econômicos, ambientais, sociais e de governança corporativa.
São convidadas a participar do processo anual de seleção de empresas para compor a carteira do ISE as companhias que detém as 200 ações mais líquidas na B3. Esse processo de seleção é baseado na análise das respostas fornecidas pelas empresas a um questionário. Desenvolvido pela equipe do GVces e com ampla participação das partes interessadas, esse questionário é composto por sete dimensões, que avaliam diferentes aspectos da sustentabilidade.