SindusCon-SP e Produtime desenvolvem Programa Mais Produtividade

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

SindusCon-SP e Produtime desenvolvem Programa Mais Produtividade

Ciente da necessidade de se discutir e ampliar a produtividade da construção no Brasil, o SindusCon-SP, em parceria com a Produtime, deu início ao desenvolvimento do Programa Mais Produtividade.
A proposta é a realizar diagnósticos de produtividade na execução de estruturas de concreto de edifícios em São Paulo, incluindo a discussão dos três principais serviços envolvidos em sua produção: fôrmas, armação e concretagem.
Coordenado conjuntamente pelo vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto, e os engenheiros da Produtime, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza e Felipe Germano Morasco, o Mais Produtividade conta com o apoio da ArcelorMittal, Supermix e Engemix.
Segundo o vice-presidente do SindusCon-SP, o programa coloca em contato importantes fornecedores desta área procurando fomentar uma interação ganha-ganha com os construtores. “O SindusCon-SP tem um papel central na discussão da produtividade, na detecção e no incentivo de novos caminhos para sua melhoria. Este programa vai ser muito importante para as empresas participantes e ao setor como um todo.”
Para Souza, “este trabalho tem por objetivos a busca pelo entendimento da variação da produtividade e o estímulo às empresas para continuamente monitorarem suas produtividades e tomarem decisões com base em tais informações”.
Serão quatro ciclos de análises e debates ao longo de um ano, com coleta de dados nos canteiros, discussões com as empresas e construtoras participantes e apresentados dos dados finais em reuniões abertas.
Ao final do trabalho será disponibilizado um manual completo com os dados coletados pelo programa.
Primeiro ciclo
IMG_9893No início de maio, o SindusCon-SP recebeu os participantes do Programa Mais Produtividade para apresentação e discussão dos indicadores de produtividade levantados em obras de associados do sindicato ao longo do primeiro ciclo.
As construtoras e fornecedores participantes do programa forneceram informações para uma análise detalhada da produtividade na execução de andares tipo em quatro obras diferentes nos serviços de fôrmas, armação e concretagem, totalizando 31 pavimentos estudados.
Embora lidando com tipologias semelhantes de edificações, encontraram-se variações relevantes de produtividade. No caso das fôrmas, por exemplo, detectaram-se valores variando 106% do menor para o maior valor de RUP (Razão Unitária de Produção).
A RUP é um dos principais indicadores de produtividade utilizados pelas construtoras e representa o número de homens-hora necessário para executar um metro quadrado de alguma atividade, como pintura, alvenaria, revestimento etc. Quanto mais alto for o valor da RUP, menor é a produtividade da mão de obra.
Segundo o estudo do SindusCon-SP “Produtividade na Construção”, em 2003 a produtividade setorial no Brasil era 32,5% inferior à média da economia do país. Esse diferencial se manteve até 2013, ainda que com oscilações, tendo chegado a 31,7% em 2013.
Por sua vez, o diferencial em relação aos países desenvolvidos pode ser bem percebido na comparação com a produtividade americana: em 2013, a mão de obra na construção brasileira alcançou apenas 20% da produtividade nos EUA.
Como participar
Os associados do SindusCon-SP podem submeter suas obras para serem estudadas pelo Programa Mais Produtividade. Estas precisam usar estrutura de concreto armado ou protendido e estarem na fase de execução dos pavimentos tipo.
A escolha das obras para o 3º ciclo está se iniciando, sendo que teremos ainda mais dois ciclos (3º = de agosto a outubro de 2018; e 4º = de novembro de 2018 a janeiro de 2019).
As empresas e seus funcionários também podem participar comparecendo às reuniões abertas (a próxima está agendada para 2 de agosto de 2018) e agregando-se ao grupo sendo formado para constituir o núcleo da discussão do tema no SindusCon-SP.
Mais informações no e-mail [email protected].
OBRA 11
Edifício residencial com 23 pavimentos tipo;
Área do pavimento tipo: 460 m²
Área do terreno: 2.319 m²
Obra 11

OBRA 12
Edifício residencial com 22 pavimentos tipo;
Área do pavimento tipo: 223 m²;
Área do terreno: 1.370 m²
Obra 12

OBRA 13

Edifício residencial com 28 pavimentos tipo;
Área do pavimento tipo: 806 m²;
Área do terreno: 3.320 m².
Obra 13

OBRA 14
Edifício residencial com 25 pavimentos tipo;
Área do pavimento tipo: 372 m²;
Área do terreno: 3.289 m².
Obra 14