SindusCon-SP e Sesi-SP abrem inscrições para Programa de Elevação de Escolaridade

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

SindusCon-SP e Sesi-SP abrem inscrições para Programa de Elevação de Escolaridade

A Regional do SindusCon-SP em Santo André está com inscrições abertas para o Programa de Elevação de Escolaridade, realizado em parceria com o Sesi Theobaldo de Nigris. A iniciativa tem o objetivo de aumentar o nível escolar dos trabalhadores da construção civil referente aos primeiros anos do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries). O público-alvo são os funcionários das construtoras associadas do SindusCon-SP.
As aulas podem acontecer nos próprios canteiros de obras, desde que as turmas sejam formadas por, no mínimo, dez e, no máximo, 30 alunos. Caso haja o interesse por um número menor de trabalhadores, os alunos podem ser incluídos no curso que acontece no auditório da própria Regional do SindusCon-SP em Santo André, onde inclusive já existem colaboradores de três empresas participando de uma turma que teve início no dia 16 de março de 2015.
Neste caso, as aulas acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas. Desde o início desta turma, três alunos já conseguiram o “Certificado de Conclusão do Programa de Alfabetização Intensiva- PAI” que é fornecido pelo Sesi e concede aos trabalhadores o direito ao prosseguimento do estudo de forma oficial a partir da 5ª série do Ensino Fundamental.
Ao manifestarem o interesse de participar do programa, os candidatos passam por uma sondagem para identificar os conhecimentos gerais de português e matemática. Com os resultados em mãos, a equipe pedagógica planeja as aulas de acordo com a necessidade específica dos alunos. O Sesi-SP elabora e fornece as apostilas, disponibiliza os professores e promove o acompanhamento de um analista pedagógico no local.
A diretora da Regional Santo André do SindusCon-SP, Rosana Carnevalli, explica que a participação no programa possibilita aos trabalhadores, em uma segunda etapa, frequentarem inclusive cursos profissionalizantes, além de ajudá-los no manuseio de ferramentas, leitura de plantas e até mesmo orientação de como manejar equipamentos nas obras. “Os ganhos em autoestima e renda são preciosos, com a perspectiva de iniciar uma carreira que pode chegar a mestre de obra, por exemplo”,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo