SindusCon-SP e USP lançam Centro de Resolução de Conflitos com seminário internacional sobre arbitragem

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

No próximo dia 15 de março será oficialmente lançado o Centro de Resolução de Conflitos/Conflict Resolution Center (CRC-USP), uma iniciativa conjunta da Universidade de São Paulo (USP) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
O CRC-USP vai atuar como câmara arbitral em arbitragens internacionais e no setor de construção e infraestrutura, bem como centro de estudos para aprimoramento, discussão de temas relevantes na área de arbitragem e formação/qualificação de profissionais.
O centro terá uma Câmara Arbitral e um Centro de Estudos de Arbitragens, para aprimoramento e formação no estudo da arbitragem nacional e internacional focado no setor de construção, em especial infraestrutura.
A criação do CRC-USP faz parte do projeto do SindusCon-SP de estimular métodos não conflituosos para resolução de disputas. “Esta é a terceira parte de um tripé que teve início com a criação do Centro de Mediação do SindusCon-SP e a parceria com o Instituto de Engenharia para Dispute Board e Adjudication”, explica o coordenador do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, Alexandre Tadeu Navarro.
O lançamento do CRC-USP ocorrerá com o primeiro seminário organizado pela instituição: “Seminar on Peace, Conflict Resolution and Ethics”, no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo.
O evento reunirá algumas das mais importantes personalidades em arbitragem internacional e autoridades internacionais, como Martin Hunter, do Essex Court Chambers & King’s College London, e Marike Paulsson, diretora do International Arbitration Institute, University of Miami.
Hunter vai participar do painel de abertura “The Challenges of Establishing and Maintaining Ethics in International Arbitration”, ao lado do coordenador do CRC-USP, Gerson Damiani, entre outros.
Já Marike integra o painel “Conflict Resolution in a New World Order”, junto com o coordenador do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, Alexandre Tadeu Navarro, o president do CRC-USP e coordenador do CMS, Frederico Straube, entre outros.
No terceiro painel serão debatidos Cultura, Inclusão de Gênero e Resolução de Conflitos, com a participação do secretário municipal de Cultura de São Paulo, André Sturm; Adriana Braghetta, da Luiz Olavo Baptista Advogados; o ex-ministro-diplomata do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Eduardo Farias e a diretora e co-fundadora da Mulheres do Brasil, Denise Damiani.
O quarto painel do seminário “Paz e Resolução de Conflitos na Ibero América” reunirá personalidades como o ex-presidente espanhol, Felipe González, a escritora e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, o ex-chanceler do Uruguay e presidente do BID, Enrique Iglesias e a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes.
A participação no “Seminar on Peace, Conflict Resolution and Ethics” é gratuita e não é necessário inscrição prévia.
Os painéis serão ministrados em português, inglês e espanhol e terá transmissão da TVUSP. A programação completa pode ser acessada aqui.
Seminar on Peace, Conflict Resolution and Ethics
Data:
15 de março, das 14h às 18h
Local: Auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (rua da Praça do Relógio, 109 – Edifício da Administração Central – 5º andar – Cidade Universitária)