Eficiência energética

SindusCon-SP lança Guia Esquadria com Foco em Eficiência Energética

Material aborda pontos como avaliação do desempenho térmico, proposta de tipologias mais eficientes e novas tecnologias

Por Enzo Bertolini 06/12/2018 12:30:41

O SindusCon-SP, por meio de seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), lançaram dia 6 de dezembro no Workshop Técnico Soluções de Eficiência Energética e Hídrica nos Edifícios, o Guia Esquadria com Foco em Eficiência Energética.

Este material aborda pontos como avaliação do desempenho térmico, proposta de tipologias mais eficientes e novas tecnologias. O guia apresenta sugestões de próximos passos a serem trilhados, como a capacitação e a formação de profissionais, viabilização de esquadrias eficientes para habitações de interesse social e avanços tecnológicos como a integração da geração de energia fotovoltaica à esquadria.

Para a busca de uma esquadria eficiente, devem ser considerados os ganhos e perdas de calor; analisar sua aplicação ao longo de todo o ano; observar como a mesma será usada; sua flexibilidade e custo. É importante destacar a diferença entre as esquadrias para climas quentes e frios, isto é, existem tipologias que se comportam melhor no verão e tipologias que se comportam melhor no inverno.

Complementando o trabalho, foi realizado um vídeo focado na divulgação do papel das esquadrias para o conforto ambiental dos usuários.

O Workshop Técnico “Soluções em Eficiência Energética e Hídrica dos Edifícios” contou o patrocínio da Atlas Schindler, Caixa Econômica Federal, Comgás, Deca, Incepa, LG, Hydro e Portinari, além das parcerias da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC (Aspec PVC), além da parceria institucional do Green Building Council (GBC) e apoio institucional da Eletrobrás/Procel.

Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,