SindusCon-SP mostra gestão de licenciamentos em Cingapura

SindusCon-SP mostra gestão de licenciamentos em Cingapura

A simplificação e a agilização dos processos de licenciamento de empreendimentos proporcionam mais negócios, geram mais empregos, tornam mais profissional o relacionamento entre prefeituras e empresas, e possibilitam trazer cada vez mais investidores para o mercado imobiliário.
Esta foi a mensagem do vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, na abertura do Fórum Internacional de Licenciamento em BIM, realizado pelo sindicato em 11 de maio, em sua sede.
O fórum contou com a participação de representantes da International Enterprise Singapore – IE Singapore, que estão em São Paulo para realizar um diagnóstico sobre o licenciamento de empreendimentos pela Prefeitura. Naquele país, este processo hoje é inteiramente eletrônico e feito em BIM (Modelagem da Informação da Construção).
No evento, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, Heloísa Proença, apontou a semelhança dos problemas enfrentados pelas prefeituras de São Paulo e Cingapura: um processo de licenciamento que precisa passar por no mínimo 15 órgãos de governo. “Cingapura nos traz uma contribuição preciosa, por ter desenvolvido uma ferramenta de gestão pela qual todos esses órgãos estão comprometidos com a boa governança na aprovação de projetos. Isso reforça nossa linha de atuação na Prefeitura de São Paulo”, destacou.
BIMComplementando, o gestor técnico da secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, Paulo Brandileone, afirmou que a contribuição de Cingapura está na criação de um processo de gestão compartilhada entre os órgãos licenciadores, com o uso de tecnologia. Segundo ele, o equívoco da gestão anterior da Prefeitura foi tentar substituir inteiramente o técnico da Administração municipal pela máquina, “o que é impossível devido à complexidade da legislação”.
Em mesa redonda coordenada pelo vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Paulo Sanchez, os representantes da IE Singapore relataram como Cingapura modernizou e agilizou a aprovação de empreendimentos. As exposições foram acompanhadas por representantes das associadas e das prefeituras de Campinas, Mogi das Cruzes, São Paulo, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, São Bernardo do Campo, Piracicaba e Diadema.
Basicamente, os projetos são submetidos em BIM por meio de uma plataforma denominada Corenet, em ordem de importância para o processo construtivo: fundações, estrutura, instalações e assim por diante. Assim, não é preciso esperar para que todos os projetos sejam aprovados para o início da construção. Auditores independentes atestam a viabilidade dos projetos, que vão sendo aprovados pelos órgãos públicos de forma transparente por meio da plataforma a que todos os envolvidos têm acesso.
Isto significa que o licenciamento inicial para as obras pode levar apenas 14 dias. Todo este processo começou no princípio do século, de forma paulatina, com incentivos e treinamento das empresas para a migração para o BIM.