SindusCon-SP recebe Missão Técnica da Tanzânia

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

SindusCon-SP recebe Missão Técnica da Tanzânia

IMG_3426Uma comitiva de empresários do setor da construção da Tanzânia visitou o SindusCon-SP dia 11 de setembro para conhecer o trabalho realizado pelo sindicato para o desenvolvimento desta indústria em todo o estado e conhecer alguns cases de inovação e produtividade.
Pelo SindusCon-SP participaram os vice-presidentes Jorge Batlouni (Tecnologia e Qualidade), Paulo Sanchez (Tecnologia e Qualidade) e Maurício Bianchi (Relações Institucionais) e o integrante do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), Rodrigo Fairbanks Von Uhlendorff.
IMG_3381Da Tanzânia estiverem presentes Frank J. Mhina (Primeiro Secretário da Embaixada da Tanzânia no Brasil), Samuel Nyantari Marwa (Esen Builders), Gilbert James Martin (Delmonte T Ltd), Steven Augusti Masangia (Ebenezar de Stefanos), Davin Damas Chamla (Afict Systems), Sheikh Mohamed Bawazir (Dezocivil Contractors), Dunford Nyambuya Maganjila (AC Techonology), Francis Melkiory Msuya (Namis Corporate Ltda), Kambarage Masato Wasira (Audacia Investment Ltd) e Angela Joseph Mahinya (Association of Citizen Contractors Tanzania).
IMG_3334Batlouni apresentou os campos nos quais o SindusCon-SP tem atuado em prol do empresário da construção e destacou a atuação do CTQ na criação e desenvolvimento de normas técnicas. Além disso, apresentou a conjuntura econômica da construção no presente e as perspectivas para 2019. “Esperamos que o setor possa dar início a uma recuperação mais sólida a partir do próximo ano.”
Representando o CTQ e diretor da Plano & Plano, Von Uhlendorff falou sobre o déficit habitacional no Brasil e o impacto do programa Minha Casa, Minha Vida para a população.
Na ocasião, o empresário mostrou ainda o trabalho realizado por sua empresa na produção de empreendimentos imobiliários. “Com o nosso processo construtivo atingimos nosso recorde de levantar cinco pavimentos em apenas um mês.”
Modelagem
IMG_3358O Building Information Modeling (BIM) foi o tema central da apresentação realizada pelo vice-presidente Paulo Sanchez. “O ganho em produtividade é significativo”, destacou.
Por meio de exemplos de sua empresa, Sinco, Sanchez mostrou aos empresários como é possível projetar todo o empreendimento e fazer avaliações de clash detection antes mesmo de dar início a construção.
O BIM é utilizado na obra do Cidade Matarazzo, empreendimento do Groupe Allard que está reconstruindo e revitalizando o complexo tombado, e que terá hotel, torres comerciais, teatro, cinema, jardins e pavilhões. Segundo Maurício Bianchi, diretor da empresa, um dos grandes desafios enfrentados no canteiro foi a “elevação” da Capela Santa Luzia sem danificá-la.
Presente
IMG_3418Representando a comitiva, o empresário Samuel Nyantari Marwa, ao lado do Primeiro Secretário da Embaixada da Tanzânia no Brasil, Frank J. Mhina, presenteou o SindusCon-SP com dois quadros como forma de agradecimento.
No período da tarde o grupo realizou ainda uma visita no canteiro da obra do Cidade Matarazzo.
Fotos: Enzo Bertolini