SindusCon-SP reúne mais de 90 profissionais na MegaSipat 2017 da Construção Civil em Mogi das Cruzes

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Realizada em Mogi das Cruzes no último dia 20, a 18ª edição da Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (MegaSipat) da Construção Civil, promovida pelo SindusCon-SP, em parceria com o Sesi-SP, o Senai-SP e o Seconci-SP, reuniu mais de 90 participantes e 10 empresas atendidas, além de trabalhadores autônomos e em busca de recolocação no mercado de trabalho.
DSC02927O evento, realizado no Sesi CAT – Nadir Dias Figueiredo, contou com a presença do vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe; do diretor do SindusCon-SP, Celso Giuseppe; do diretor-adjunto, Mauro Rossi; do diretor do Sesi, Roberto Xavier; e da gerente de comunicação do Seconci, Fátima Cardoso.
As ações da MegaSipat desenvolvem uma cultura prevencionista despertando o interesse dos trabalhadores em evitar acidentes de trabalho e cuidar da saúde. “Achei a MegaSipat muito boa. Foi oferecida uma ótima estrutura, diversas atividades sobre segurança no trabalho e uma ótima alimentação”, diz Romário Pereira Teles dos Santos, servente da MRV Construções Ltda.
DSC02882Os trabalhadores foram recebidos com um café da manhã reforçado e depois tiveram à disposição um almoço. A programação contou com testes de acuidade visual, glicemia e pressão arterial, além de estações de atividades com os temas segurança do trabalho, saúde, responsabilidade social e nutrição.
“Participo todos os anos, desde quando estava trabalhando. Faço questão de incentivar meus amigos a participarem, pois todas as atividades agregam e são importantes para a formação do cidadão”, conta João do Espírito Santo, servidor aposentado pela empresa Furnas Centrais Elétricas.
DSC02909Um dos diferenciais da MegaSipat de Mogi das Cruzes foi oferecer uma estação a mais aos participantes. No “escovódromo”, feito em parceria com o Seconci, os participantes receberam panfletos informativos e kits de higiene, e puderam aprender técnicas de escovação com profissionais para a manutenção da saúde bucal. Outro destaque foi a adaptação da atividade de responsabilidade social, que culminou em uma dinâmica em grupo a fim de traçar o “perfil do consumidor” de forma lúdica.
A segurança também foi trabalhada de forma recreativa na MegaSipat de Mogi. Os participantes foram convidados a utilizar EPIs para criar uma história, sob a coordenação da diretora de teatro do Sesi. “Gostei das gincanas e principalmente do teatro, pois foi uma forma descontraída de se falar em segurança. É por meio da conscientização que recebemos informações importantes de segurança para o nosso dia a dia na obra e para nossa vida pessoal”, destaca Romário dos Santos.