SindusCon-SP, Secovi-SP e Abrainc realizam abertura do 2º Feirão Morar Bem, Viver Melhor ao lado de Geraldo Alckmin

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Foi aberto nesta sexta-feira (20) a segunda edição do Feirão Morar Bem, Viver Melhor, uma iniciativa do SindusCon-SP, em parceria com o Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
2º Feirão Morar Bem, Viver Melhor.O presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, descerraram a fita inaugural ao lado do presidente da Abrainc, Luiz Antonio França,  do presidente em exercício do Secovi-SP, Carlos Alberto de Moraes Borges, do secretário de Habitação, Rodrigo Garcia, e do vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Antonio de Souza.
Em sua saudação o presidente do SindusCon-SP ressaltou a grandiosidade da iniciativa das entidades. “Estamos disponibilizando mais de 25 mil imóveis novos no estado, dos quais 8 mil na capital, para aquisição pelos servidores estaduais e pelos beneficiários de auxílio-moradia.”
IMG_5731Romeu Ferraz destacou ainda a política habitacional desenvolvida pelo governo estadual, em especial com a disponibilização do cheque-moradia. “Em um momento em que os recursos dos programas habitacionais e do crédito imobiliário escasseiam, o governo e as construtoras de São Paulo dão um exemplo de resiliência.”
O governador Geraldo Alckmin destacou o investimento do estado em habitação. “São Paulo é o único estado do Brasil que coloca 1% de tudo que arrecada de ICMS e dá praticamente quase R$ 1,5 bilhão todo ano para poder ajudar quem precisa”, disse – lembrando ainda a importância de incrementar o mercado da construção civil.
IMG_5830“Construção é emprego e renda. A maneira mais rápida de a gente gerar emprego e distribuir renda é através da construção. Nos comprometemos a liberar R$ 40 milhões em subsídios. É um dinheiro a fundo perdido para ajudar na aquisição da moradia. As pessoas não vão precisar pagar.” Esse montante deverá ser suficiente para 1500 cheques-moradia.
O feirão deste ano ocorre até o dia 22 de outubro no SP Expo e terá imóveis novos (unidades prontas, em obras ou lançamentos na planta) de 23 incorporadoras com condições especiais de venda que podem reduzir as despesas com a compra do imóvel em até 10%, na comparação com uma aquisição regular nos estandes das empresas.
Essa redução se dará pela oferta de descontos e custeio da documentação necessária para a transação, como registro do imóvel e pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Com isso, os compradores terão mais oportunidades para conseguir financiamento habitacional do restante do valor do imóvel na Caixa Econômica Federal.
Também participaram da abertura o vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, Ronaldo Cury, e o secretário-adjunto de Habitação, Nelson Baeta, entre outras autoridades.
Cheque-moradia
O cheque-moradia é voltado para funcionários públicos estaduais, ativos e inativos, dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, com renda familiar bruta de até R$ 5.280, e os beneficiários do auxílio-moradia – que recebem até R$ 400 por mês. O valor dos cheques varia de R$ 5 mil a R$ 40 mil, de acordo com a renda mensal das famílias e a região do Estado em que está localizado o imóvel. Os subsídios só poderão ser utilizados durante o Feirão. O interessado não pode ser proprietário de imóvel residencial ou ter recebido atendimento habitacional anterior
A primeira edição foi realizada no Ginásio do Ibirapuera, no dia 5 de novembro do ano passado. Foram emitidos 782 cheques moradia – sendo 749 para servidores públicos e 33 para beneficiários do auxílio moradia. Isso representa um investimento de R$ 18,4 milhões do Governo do Estado a fundo perdido.
Para o álbum completo de fotos, clique aqui.